domingo, 18 de setembro de 2011

Carris: Há 139 anos a servir Lisboa

A Carris está de parabéns! Hoje completa 139 anos de existência. Uma longa história que só é possível ser contada graças a si que é passageiro(a) da Carris e graças aos seus trabalhadores. Todos juntos fazemos a história de uma empresa que em 18 de Setembro de 1872 foi fundada no Rio de Janeiro. A Companhia Carris de Ferro de Lisboa, dotou a cidade de Lisboa de uma rede de transportes públicos colectivos utilizando, na época, o chamado sistema americano: carruagens movidas por tracção animal deslocando-se sobre carris.

 
Mas só no ano seguinte, mais precisamente a 23 de Janeiro de 1873, o escritor Luciano Cordeiro de Sousa e seu irmão Francisco Cordeiro de Sousa, diplomata, obtêm os direitos para a implantação na cidade de Lisboa, de um sistema de transporte do tipo americano denominado Viação CarrilVicinal e Urbana a Força Animal. Em 14 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Lisboa aprova o trespasse daquela concessão para a Empresa Companhia Carris de Ferro de Lisboa. Em 17 de Novembro é inaugurada a primeira linha de "Americanos". O troço então aberto ao público estendia-se entre a Estação da Linha Férrea do Norte e Leste (Sta Apolónia) e o extremo Oeste do aterro da Boa Vista (Santos).

Depois dos Americanos vieram os Eléctricos a 31 de Agosto de 1901 e seguiram-se depois os autocarros nos anos 60 com os primeiros a serem adquiridos para serviço á Exposição Mundial que se realizou em Belém. Ao longo dos anos, construíram-se novas estações, e apostou-se fortemente na renovação da frota o que fez com que a Carris obtivesse certificação em 2006. 

Nos últimos anos a Carris tem continuado a apostar na melhoria do serviço, com a vinda de novos autocarros, mas esquecendo um pouco a aposta nos eléctricos. Na verdade foram eles o ponto de partida da Carris e são neles que a maioria das cidades europeias aposta.


Contudo, hoje que passam 139 anos desde a sua criação, a Carris que é de todos nós, está de parabéns e por isso também nós estamos de parabéns. Sugiro portanto, nesta data em que se completam 139 anos um vídeo que encontrei há uns tempos na plataforma Youtube e que é sem dúvida uma bonita imagem aos que ajudaram a construir a Carris que ainda hoje resiste apesar das inúmeras dificuldades. Uma merecida homenagem através de registos fotográficos



Após 139 anos de vida, continuamos a desejar-lhe boas viagens a bordo dos veículos da CCFL.

2 comentários:

André Bravo Ferreira disse...

Muitos parabéns a todos à empresa e aos funcionários.

Grande abraço.

Anónimo disse...

Parabéns à C.C.F.L. e também ao Rafael por este blogue, do qual sou frequentador assíduo.
Uma pequena rectificação: os primeiros 6 autocarros fizeram serviço para a Exposição do Mundo Português em 1940 e a primeira carreira iniciou-se a 9 de Abril de 1944 (e não nos anos 60).
Felicidades!
PMB

Translate