quinta-feira, 7 de julho de 2011

Crónica de uma semana atribulada com "ratings" e "timings" à mistura

Não sei se foi por causa da entrada do FMI ou do novo Governo. Não sei se é por se pensar já que este Natal vai ser mais "magro" ou se, pela dívida portuguesa ter sido recentemente considerada como "Lixo". O certo, é que as pessoas que se transportam diariamente no transporte público, estão cada vez mais - perdoem-me a generalização - impacientes, embirrantes e provocadoras. Tudo serve para reclamar e deitar a baixo, como que se fossem os avaliadores de uma qualquer moody's dos transportes.

A 28E tem estado ao rubro no que toca a este tipo de questões, sobretudo desde que alguém decidiu encurtar algumas das chapas que iam à Estrela, ficando actualmente no L.Camões. E como se não bastasse, nestas ocasiões ninguém sabe como e a quem dirigir uma reclamação, o que nem sempre acontece se a ideia for reclamar do serviço prestado pelo tripulante, que por vezes pode acontecer, embora não seja prática desta casa.

Talvez patrocinados por alguma discográfica desconhecida no mercado - e digo desconhecida porque não vejo o disco no Top - muitos dos passageiros entram actualmente no eléctrico sem dar a saudação, dizendo logo a típica frase que já todos conhecemos: «estou aqui há meia-hora à espera do eléctrico...», tal e qual como a senhora que ontem entrou na R.Conceição com  destino à Graça, numa viagem em que o eléctrico ia com 2 minutos de avanço em relação ao horário.

O diálogo até foi curto pelo que se pode ver pelo que irei transcrever de seguida, não só pela falta de educação da senhora em questão, como pela sua falta de compreensão. A porta abriu-se e ....

Passageira: «Estou aqui há meia-hora à espera do eléctrico... Que é que se passou?! Agora é sempre a mesma coisa.»
Tripulante: «Boa noite!»
Passageira: «Não sabe?...»
Tripulante: «Boa noite!»
Passageira: «Se não sabe... devia saber!»
Tripulante: «Eu não lhe disse que sabia ou deixava de saber, apenas estava a tentar ser educado consigo e dar-lhe antes de mais uma saudação...»
Passageira já sentada no último lugar do eléctrico decide então tentar arranjar aliados, mas sem efeitos positivos.

Imagem retirada do blogue http://farplex.blogspot.com
Mas num instante chagámos ás Portas do Sol onde saiu e se dirigiu num passo acelerado à porta da frente para me provocar dizendo que «tu não prestas para cumprir horários...», mas como não andámos juntos na escola, ainda lhe continuei a tratar de forma educada explicando-lhe até que o carro ia adiantado e não atrasado e que se quisesse tentar saber o que se passava, bastava no mínimo ser um pouco mais educada para com quem a transporta entre o trabalho e casa.

E se esta senhora reclamava do atraso inexistente, já hoje uma outra senhora na paragem da Estrela com destino ao Martim Moniz, entrou de forma bastante agressiva e até indignada, mostrando o seu descontentamento porque «o painel diz que faltam 10 minutos para o eléctrico 28E e você já aqui está? Andam a brincar é?...» Tentei explicar-lhe que provavelmente já estava a informar a passagem do próximo veículo, mas como eles (passageiros) são sempre o dono da razão, optou por me ignorar e sentar-se

E estas duas senhoras em dias diferentes são apenas uma amostra do que apareceu esta semana e do que ainda poderá aparecer, mas o engraçado no meio de toda a questão é que todos vivemos num país em crise, onde todos sofremos com o aumento dos impostos, a redução dos salários, a precariedade, mas só eles são humanos e só eles podem mostrar o descontentamento, porque para eles nós somos apenas alguém que ali está agarrado a uma manivela ou a um volante e que se por acaso se esquece de parar numa paragem por engano quase que é «abatido a tiro» com gritos de meia noite. 

E para terminar, apenas um conselho de quem por nesta cidade já presenciou muita coisa... "Se queres ser respeitado, dá-te ao respeito!" Boas viagens a bordo dos veículos da CCFL.

6 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas realmente estão mais arrogantes e mais mal educadas e qualquer coisa é pretexto para reclamar.
Eu não conduzo um transporte publico como tu mas todos os dias atendo clientes num supermercado e de dia para dia é preciso ter mais paciencia para os aturar.

H. Custódia disse...

Não é por acaso que a Carris é a melhore empresa para se trabalhar em Portugal, todos os motoristas tem uma boa formação,e por isso nós alem de motoristas também podemos ensinar algumas pessoas a ser educadas... mas nunca esquecer que não é por acaso que neste país se dá muita formação sobre Atendimento Publico,eu já estiva em duas empresas e já tive algumas quatro formações do género... não desanimem porque a seguir à reforma ainda se vão divertir bastante contando essas histórias aos netinhos...

Anónimo disse...

Infellizmente os tripulantes sao o alvo mais facil de pessoas frustradas e mal com a vida.Louvo o vosso serviço e todas as tuas linhas me levam ao sitio de onde vim.Realmente ha coisas que só visto.Esse género são tratantes, seres tão baixos que nem merecem que se lhes dirija a palavra.É a ignorania, o analfabetismo e a má criaçao ao vivo e a cores.

foxstreet disse...

o tripulante de autocarros afecto ao transporte publico é considerado na europa um profissional de alto desempenho,pago acima da média!!!a carris espera manter esse alto desempo em portugal nomedamente na cidade de lisboa uma das mais cosmopolitas da europa a troco de um misero salário que se detriora de ano para ano que não permite ao mesmo ter uma recuperação psicológica e fisica ao serviço do mesmo,permitindo uma boa performançe do serviço em si.

Xico205 disse...

Foxtrot, hás-de me dizer em que outra empresa de autocarros urbanos tens melhores regalias que na Carris?

Jaime A. disse...

Em geral, é mais fácil "fazer ouvidos de mercador" a quem não conhecemos...

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