quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sugestão da Semana: Exposição "Os 110 anos dos Eléctricos em Lisboa"

Foi inaugurada esta Quarta-Feira no edifício da Junta de Freguesia de Alcântara, a mais recente exposição organizada pelo CEC - Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro, intitulada «Os 110 anos dos Eléctricos em Lisboa". Através de vários documentos e fotografias, é possível conhecer-se a história de toda esta aventura que começou por carros puxados por animais - os «Americanos», que em 31 de Agosto de 1901 deram lugar aos primeiros eléctricos. A inauguração desta exposição contou com a presença da Srª. Presidente da Junta de Alcântara que não deixou de referir que é sua intenção «continuar a defender este transporte característico de Lisboa e bastante essencial para bairros como o de Alcântara e Ajuda», acrescentando ainda que «o eléctrico 18 faz parte desta freguesia e queremos mantê-lo no futuro...», disse a Dr.Maria Isabel de Faria.

Presentes na cerimónia inaugural, além do «Diário do Tripulante», estiveram também alguns associados e amigos do CEC que atentamente, ouviram José Pinheiro, o presidente do Clube, que foi explicando com recurso a imagens o evoluir de toda a história dos eléctricos de Lisboa. Da palestra partiu-se para uma visita guiada a uma exposição que estará disponível até dia 24 de Junho de 2011, de 2ª a 6ª Feira das 14h30 ás 18h00. 

Para visitar a exposição que está patente na Sala Engº. Mario Maia Rebelo, no edifício da Junta de Freguesia de Alcântara, Rua dos Lusíadas nº. 13 poderá como sempre recorrer aos autocarros e eléctricos da Carris. A minha primeira sugestão é claro está o eléctrico 18E que parte da R.Alfândega com destino à Ajuda, tendo uma paragem muito próxima da Jnta de Freguesia, na Rua Leão de Oliveira. 
Mas se vem de outras zonas da cidade recordo que pode ainda recorrer a outras carreiras que têm paragens próximas do local da exposição. A saber...

15E, 714, 720, 724, 727, 732, 738, 742, 751, 756 e 760.

Como vê, não tem razões para não visitar esta exposição e aprofundar o conhecimento sobre a longa história daquele que é o transporte público mais antigo da capital.


Boas viagens e boa visita!

1 comentário:

Jeferson disse...

Segue de volta?

Obrigado (:

Translate