domingo, 24 de abril de 2011

Castillo para aqui... Castilho para ali, mas afinal donde está el castillo?

É sempre assim na Páscoa. Somos invadidos por nuestros hermanos e damos connosco a falar mais espanhol do que português, porque sempre tivemos esta mania de saber receber bem quem nos visita. Contudo e após alguns anos de Carris, esta foi a primeira Páscoa que trabalhei nos ditos tranvias, aqueles que não chegam para responder à procura não só de quem vem de fora, mas também de quem vem de fora cá dentro.

As filas nas paragens curvam as esquinas e o dia parece nunca mais acabar. Pergunta atrás de pergunta, lá chegamos ao ponto em que estamos, como se costuma dizer... em ponto de rebuçado. Mas há também o lado bom da situação, como a boa disposição de quem transportamos e as situações mais cómicas que acabam por surgir. E  as perguntas são tantas que dá até para ser feita uma selecção das melhores. Hoje por exemplo perguntaram-me como se pagava o bilhete, porque ainda há quem não saiba que o dinheiro paga tudo... ou quase tudo.

Mas uma espanhola mais perdida nas coordenadas lá me perguntou onde tinha de descer para ir «ao Castillo de Martim Moniz?». Lá lhe tentei explicar que, ou era o castelo ou o Martim Moniz, mas a senhora teimava em dizer-me castillo Martim Moniz. Pensei a certa altura que a senhora queria mesmo ver o Castelo da praça do Martim Moniz, mas como era esta uma pergunta fora do comum, lá lhe disse que o Castelo só temos o de são Jorge em Lisboa, e que temos uma Praça que se chama Martim Moniz e finalmente a senhora lá entendeu.

Agora só volto dia 30, tempo suficiente para voltar a por em prática o meu português e esquecer por alguns dias a língua castelhana.

11 comentários:

AV L'HAVANA i RODALIES disse...

Es una placer y una suerte para el visitante que haya personas y profesionales como tu. Hicimos solo un viaje contigo, pero nos explicaste como se vivia en tu pais, como funcionaba un tranvia, que podiamos visitar.... !un encanto¡
Por cierto, siguiendo tu consejo fuimos a Obido, Mafra y a Cabo Da Roca ... vimos algo diferente de Lisboa.
Ojalá todos los "tripulantes" tuvieran , tu amabilidad y paciencia con los visitantes, y encima conduces bien !!
Un abrazo de una pareja de visitantes desde Mataró (Bacelona)

Rafael Santos disse...

Gracias por tu comentario. Cuando hacemos lo que nos gusta no es difícil de ser útil a aquellos que nos visitan. Ha sido un placer para el transporte hasta el centro con el tranvía. Gracias por visitar el blog y gracias por tus palabras.

Saludos,

Rafael Santos

CR 35 disse...

Rafael!depois de editares o teu livro acho que não era mal pensado enviares um original autografado para eles,não me leves a mal a sugestão mas tu contribuíste para que a CCFL a bem ou mal preste um serviço de alguma qualidade para quem merece !.Boas viagens a bordo dos amarelos da CCFL

Sandro Castro disse...

Amigo Rafael, não podia estar mais de acordo com o que o CR 35 disse, também fico à espera de um livro teu autografado e podes sempre entregar-mo à mão visto sermos colegas em Santo Amaro. Com o teu Blog tens espalhado a CARRIS por todos os Continentes. Longa vida aos amarelos da CCFL.

Sônia Silva disse...

Vim procurar o Castilho, cadê-lo?


Bom dia...

(apreveitei a deixa) rs

Xico205 disse...

A senhora que baralhou o Castelo com o Martim Moniz provavelmente ouviu dizer que o Martim Moniz ficou entalado na Porta do Castelo e quando viu Martim Moniz na bandeira e sabia que o electrico passava no Castelo fez a associação.

Ainda bem que ela desfez a duvida e encontrou o Castelo.

Cumps

Xico205 disse...

...e Boas Ferias... tinha-me esquecido!

xD

Rafael Santos disse...

Obg Xico205. Abraço

Um brasileiro disse...

Olá. Tudo blz? Estive por aqui. Muit legal. Gostei. Apareça por lá. Abraços.

AD disse...

Boa noite :) gostei do blog, muito interessante ficar a conhecer como é a vida de um motorista, o que tem de se sujeitar, o que vive e presencia dia após dia e como ultrapassa isso. É para quem pensar que motorista tem boa vida porque só conduz. Gostaria de seguir o blog mas não encontro a opção para tal... :(

Rafael Santos disse...

Bom dia AD :)

Obrigado pelo seu comentário. Para seguir o blogue tem no topo da página no lado esquerdo um botão que diz «Seguir», ou no fim da página junto à lista de seguidores, onde está outro botão com a mesma indicação.

Boas visitas e boas viagens se for o caso.

Rafael Santos

Translate