quinta-feira, 24 de março de 2011

[Off Topic]: O MAN 14.240 HOCL NL

Na carreira 702 com destino à Igreja da Serafina
Para os leitores mais curiosos, aqui ficam algumas fotografias que tenho vindo a registar enquanto passageiro, nas minhas deslocações pela cidade e claro está, as características do autocarro que conduzi durante a formação que termina esta sexta-feira, com vista à obtenção do C.A.M. - Certificado de Aptidão para Motoristas Pesados de Passageiros.

  

 

Entrada ao Serviço: Set.2008 a Jan.2009

Na carreira 30: Picoas - Picheleira

Capacidade:

Lugares Sentados:24
Lugares em Pé:32

Motor Tipo / Euro:

D 0836 LOH56/4

Emissões (g/kW.h):

NOx:3,21
HC:0,04
NMHC:-
CO:0,02
PT:0,018
CH4:-
Na carreira 797 a entrar na Av.General Rocçadas

Medidas (mm):

Comprimento:9500
Largura:2500

Peso (kg):

Peso Bruto:14000
Tara:8410

Características de Acessibilidade:

Piso Rebaixado:Sim
Sistema de Ajoelhamento (Kneeling):Sim
Rampa de Acesso a Deficientes:Sim
Espaço para Cadeira de Rodas:Sim
Na carreira 797: A.Cego - Sapadores

Segurança:

Videovigilância:Sim

Sistemas de Informação e Comunicação ao Passageiro:

Display de Informação ao Público:Sim
Sistema de Comunicação Interior e Exterior com os Passageiros:Sim

Conforto e Ambiente:

Ar Condicionado:Sim
Odorização Ambiente:Sim
Estes autocarros circulam habitualmente nas carreiras 30; 70 (já aqui sugerida para respirar o ar puro que ainda há em Lisboa); 702 e 797. Contudo eles acabam também por surgir aos fins-de-semana noutras carreiras onde a procura é menor durante esses dias.
[n.d.r.]:Dados técnicos recolhidos do site oficial da Carris

12 comentários:

Xico205 disse...

Só uma correcçãozinha, o chassis é 14 e não 18. Este como é médio aguenta menos peso (-4 toneladas).

Abraço

Rafael Santos disse...

Está corrigido o lapso. Obrigado.

Abraço

N1981S disse...

aaaaa... 70 a minha carreira favorita....

que saudades....

Boa gente, bom ar, bom percurso, bons terminais e bons carros!

Pedro disse...

E viva o luxo. Tomara que todos os autocarros fossem assim. Quem sabe um dia isso aconteça. Seria um bom incentivo à troca do automóvel particular pelo autocarro se todos tivessem estas condições.

N1981S disse...

Pedro,

os autocarros já são assim. prova é que andam nas ruas de Lisboa.

O que é certo é que o popó não fica em casa!
E depois papá, mamã empresta aí uns trocos porque já não tenho...

Xico205 disse...

Uma pergunta aos colaboradores da estação da Pontinha que aqui andam, o vosso autocarro preferido desta estação é este?

N1981S disse...

Xico205,

Na minha opinião, não é o melhor carro.

Mas é o necessário para as carreiras difíceis que temos.

A melhor máquina é sem dúvida os MAN standart.

Xico205 disse...

Para mim os melhores são os Mercedes O405N2. Quer dizer, alguns andam com as caixas de velocidade maradas a mandar solavancos nas passagens de caixa e uns barulhos esquisitos. =))

Mas curiosamente o meu autocarro preferido dessa estação é o 2464, um MAN 18.280 =). Tem um motor solto que é uma delícia. No lado oposto está por exemplo o 2475 que é um autentico charuto.

Cumps.

Anónimo disse...

Olá, quantos carros destes tem a carris?

Rafael Santos disse...

Anónimo,

São 20 os autocarros deste modelo ao serviço na Carris

Carlos Silveira disse...

Já os conduzi, mas nao eram os meus preferidos de certeza.

Carlos

Xico205 disse...

Carreira dificil da estação da Pontinha é a 31 a dar as curvas no Rego, e com autocarros standard.

Todas as que são feitas com médios já o foram com standards.

Em tempos andaram standards na 37.

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