quarta-feira, 16 de março de 2011

[Off Topic]: Lisboa aos olhos dos turistas (I)

Lisboa está cada vez mais na moda para os turistas. Uma cidade de contrastes que tanto pode ser cara para uns, como estar em saldos o ano todo para outros. Apesar da degradação de bairros como o Bairro Alto, Mouraria ou Alfama, de Lisboa sobressai o Rio Tejo ao qual ninguém fica indiferente. Habituado a trazer turistas do Aeroporto ao Centro da cidade e do centro até ao Aeroporto, nos tempos da borracha, agora dou-lhes a conhecer Lisboa através de um dos "postais" da cidade - o eléctrico.

Não admira portanto que a grande maioria dos passageiros que transporto diariamente sejam turistas. Uns mais simpáticos que outros e alguns mais chatinhos que outros, o certo é que, é muito engraçado ver e analisar como se comportam as gentes de outros locais, talvez da mesma forma como eles nos observam quando somos nós no lugar deles. De mapa na mão e sempre com a vontade de fazer várias viagens com um bilhete apenas, ainda que o mesmo seja apenas para uma viagem, eles lá vão desfrutando da luz única desta cidade que esconde um segredo a cada esquina.

Impressionados com a beleza dos edifícios e a agilidade do eléctrico a ranger nas curvas apertadas do bairro de Alfama, não perdem a oportunidade de deixar no cartão de memória da máquina fotográfica, não uma mas várias fotografias do eléctrico. Outros há que preferem a imagem em movimento e lá vão pelas ruas, colina acima e colina abaixo a gravar a passagem do eléctrico, esquecendo até que estão numa calçada típica portuguesa onde os buracos parecem já fazer parte do quotidiano. Alguns chegam mesmo a tropeçar, mas de imediato se recompõem porque o que importa é levar a imagem do eléctrico para a sua terra natal. 

Posto isto, decidi trazer até aqui um olhar diferente da nossa cidade, daquela que percorremos todos os dias, daquela que deixa todos com vontade de voltar, ou seja, uma Lisboa aos olhos dos turistas. Daqueles que vieram a Lisboa e não partiram sem antes andar de eléctrico. E porque as imagens valem sempre mais que mil palavras, o primeiro vídeo que aqui vos trago é de turistas franceses, que por sinal gosto de transportar. 

Uma câmara de vídeo, uma máquina fotográfica, dois protagonistas e Lisboa como pano de fundo deram então origem a um vídeo que se intitula simplesmente «Lisboa», numa visita de três dias com a autoria dos intervenientes Philippe Trzebiatowski e Antoine Poggetti e que está disponível na plataforma Vimeo, para ver e ser revisto porque vale realmente a pena ver.

3 comentários:

CR 35 disse...

A Ginjinha não podia faltar!mas o que ficou mal na foto foram os grafitis no elevador,autênticos atentados à vista.E pelo pequeno video dos Francius que foram à descoberta de Lisboa não está nada mal, mas podia ser bem melhor .Continuação de boas viagens a bordo dos amarelos da CCFL.

Higor Fabrício de Oliveira disse...

Muito bom o vídeo! Abraços!

Green Bee disse...

Esse carrinhos são muito divertidos. Acho que toda a gente deveria experimentar um dia. Abraços! Debora Midori

Translate