sábado, 12 de fevereiro de 2011

Stop à falta de humildade!

Um simples levantar do braço, serve para solicitar a paragem, mas há quem tente sempre fazer parecer mais complicado o que é fácil, seguindo a boa maneira do tuga de complicar. Assim é quando o telemóvel decide tocar segundos antes do transporte aparecer e se a outra mão está ocupada com sacos ou malas. É vê-los numa luta para que não percam o transporte. Uns esticam a perna, outros o cotovelo e outros há que acabam mesmo por ficar na paragem, por não conseguirem fazer mais que uma acção ao mesmo tempo.

Depois há também os que são preguiçosos e que ficam à espera que alguém lhes solicite a paragem. E pior é perderem o transporte ou continuarem viagem e não serem suficientemente humildes para dizer que se esqueceram ou que estavam distraídos. E se tivermos em conta que hoje foi dia de feira então estes episódios tinham de fazer parte do dia de trabalho. 

O largo da Graça é por hábito um local onde efectuamos sempre paragem na carreira 28E, mas hoje numa das viagens ninguém tocou para sair e do lado de fora não havia ninguém para entrar. Abrando a marcha, não fosse alguém ter demorado mais alguns segundos até chegar à campainha, mas na verdade ninguém se agitava como é hábito, quando há vontade em sair. 

Mas ao passar da paragem, a senhora que estava mesmo atrás de mim, pronta para querer sair pela porta da frente, dá-me dois toques no ombro direito e diz de forma muito snob «Então, então! Tem de parar na paragem... Esqueceu-se?» 
Confirmo se no painel de instrumentos havia alguma lâmpada a piscar, mas a razão estava uma vez mais do meu lado. "Desculpe, mas por acaso solicitou a paragem? É que ninguém tocou na campainha e a senhora estava mesmo aqui atrás e não me pediu para sair..." «Então, eu pensava que tinham tocado que quer que eu faça?», pois "eu não quero que a senhora faça nada, mas a senhora talvez queira que eu lhe deixe sair", embora já tenha passado a paragem...

Saiu e nem obrigado disse. Coisa normal nos tempos que correm, tempos estes em que quando alguém se engana e pelo contrário, até toca a campainha mas por engano, faz com que todos os passageiros se olhem entre eles, como que se estivessem a tirar as medidas uns aos outros, a verem quem se acusa, mas sem êxito. Apenas todos com falta de humildade para dizer: "Desculpe, enganei-me!"

E depois os tripulantes é que são mal educados... Haja paciência!


8 comentários:

equipier disse...

Muita gente tem essa mau habito então na Graça é demais muitos ja seguiram viagem comigo por nao solicitarem paragem e depois põem-se as "berros" a pedir para sair mas como ninguem tocou so saem na voz do operario ou no pingo doce talvez da proxima vez nao se esqueçam.
Ainda ha pouco tempo numa sexta feira à noite ao chegar ao Cais do Sodré com o carro cheio de malta nova para irem para os copos reparo que ninguem tinha tocado e como nao havia ninguem na paragem abrando, passo devagar na paragem e sigo (o sinal ate abriu lolol) levantaram-se logo todos "Oh chefe, Oh chefe nao pára?", "Alguém tocou?", "Não!".
Sairam no corpo santo.

helder disse...

ola Rafael, daqui o ex-motorista dos semi da 22e ex da ccfl, sabes por vezes ate fazem de proposito so para nao terem de andar uns metros

Anónimo disse...

" ai..." como eu adoro quando a paragem está cheia daquelas pessoas que só pagam bilhete quando o rei faz anos ( sim, algumas os motorista e g.f, já as conhecem ao longe) e nenhuma faz sinal para parar, adoro, adoro vê-los a saltar depois do autocarro passar sem parar :-).
marques

Flor disse...

E não é proibido parares fora das paragens?

Humildade?? Tenho impressão que essa palavra vai desaparecer do dicionário um dia destes.

Desejo-te uma boa semana.

Beijinhos
Flor

Angelo disse...

Realmente não há respeito! G'anda lata!

Anónimo disse...

É o tipico desenrascanço e má educação de portugueses para portugueses;pois com os turistas já somos hospitaleiros...

CR 35 disse...

Pois é Povo!chama-se a isso um Metropolitano de superfície,pára em todas as paragens ,haja alguém para sair ou não , entrar ou não.E é raríssimo o GF ou MSP não estar atento à campainha,mas o mais caricato,anormal.....é quando termina a viagem com o destino bem visível nas bandeiras tocarem à campainha para saírem nos terminais,IRRA que é demais.Continuo na minha nem com Magalhães nas escolas o povo lá vai.Boas viagens a bordo das casinhas amarelas da CCFL.

Louis disse...

Olá! a verdade é que eu que sou de França no inicio estranhei-me um pouco ao ter que levantar a mão quando se está na paragem para que o autocarro pare. Afinal se estamos no poste ou na paragem geralmente é porque estamos a espera do autocarro...
mas agora já peguei o jeito e quando volto pra minha terra, o meu braço levanta-se por hábito e aí todos me olham com um ar esquisito: os que esperam e até o motorista que está com ar de que não gosta que mandamos nele...

Enfim, hábitos diferentes!

Louis

Translate