sábado, 18 de dezembro de 2010

O pisca-pisca do «coisinho» numa sexta tudo menos bonita!

«Menina, bonita. A sexta....», é o que diz a letra de uma das músicas dos Ez Special, mas em Lisboa e quando estamos cada vez mais próximos do Natal, uma Sexta-feira tem de tudo menos de bonita, mesmo que se esteja em véspera de folga. Porque o caos apodera-se do trânsito e a parvoíce das pessoas que não estão habituadas a lidar com o stress numa fila de trânsito.

Carros estacionados de qualquer maneira, ultrapassagens esquisitas e «...paro para pensar...», como seriam estas pessoas se trabalhassem diariamente no meio do trânsito e com passageiros à mistura. Confesso que só custam os primeiros meses, mas requer alguma paciência, sobretudo quando o proprietário do carro mal estacionado que até está a impedir a passagem de pelo menos quatro eléctricos, chega e diz: «mas não passa?» ...

Então mas o senhor não via que nós estávamos parados porque nos apetecia? Tenham dó! Depois há os tais senhores que - já aqui creio, ter referido - se julgam donos e senhores deste mundo e que quem venha atrás se desenrasque. Refiro-me claro está aos papás dos meninos que andam no colégio dos Salesianos na Rua Saraiva de Carvalho. 

O portão até está fechado e vê-se bem ao longe que não permite a entrada de mais nenhum carro, mas eles insistem. As filas vão aumentado e chega a dar a volta à rotunda da Praça São João Bosco. As buzinas começam a tocar, as campainhas do eléctrico alertam que estão muitas vidas a serem prejudicadas por alguém que simplesmente vê um portão fechado mas que quer a toda a força que ele se abra. Mas onde para a polícia para meter ordem nesta gente para as quais não parece haver leis nem bom senso?
E poderia ficar por aqui no retrato escrito desta sexta-feira, mas não era a mesma coisa. Claro porque a juntar a tudo isto, tinha de vir a tal conversa das bandeiras da discórdia. Sim aquelas da recolha que têm inscrito "Sto. Amaro". Imaginem então a Praça do Comércio num princípio de noite com a fila de trânsito da Rua do Arsenal a ver-se bem perto das arcadas. Na paragem estavam meia-dúzia de passageiros talvez a aguardar o eléctrico da carreira 15,18 ou 25, mas eis que surge o meu 28 a recolher com destino a Sto.Amaro.
Uns já mais habituados, esticam o braço solicitando a paragem, e outros aproveitam o embalo, mesmo sem olharem para a carreira e o destino. Na verdade o que interessava é que era um eléctrico e até era amarelo. O sinal muda para verde, a porta do eléctrico fecha-se e segue-se então viagem para Santo Amaro. Depois do verde do semáforo só se vê o encarnado dos stops dos carros e autocarros que estão a formar fila desde o Cais do Sodré.

Passam mais de 20 minutos e passamos a agulha do Corpo Santo, até que um dos passageiros vem em minha direcção e protagoniza um diálogo digno de ser aqui registado.
Passageiro: «Então mas não vai para os Prazeres afinal!»
G.F.: «Mas também não diz na bandeira que vai para os Prazeres. Teria de ter apanhado o 25 com esse mesmo destino.»
Passageiro: «Desculpe mas o coisinho [entenda-se painel] estava a piscar...»
G.F.: «Mas não se referia a este eléctrico, porque este é o 28 a efectuar recolha a Santo Amaro.»
Passageiro: «Então mas este não vai para os Prazeres? Depois de ter estado tanto tempo á espera e estar a piscar...»
G.F.: «O senhor terá de sair e apanhar o 25 nesta paragem à direita...»
Passageiro: «Mas se não vai para os Prazeres e se o 28 não passa ali porque parou?»
G.F.: «Porque vou com destino a Santo Amaro, pelo percurso da recolha que é igual ao da carreira 15 e alguém solicitou paragem.»
Passageiro: «Não entendo, mas que o coisinho estava a piscar isso lhe garanto!»

E lá saiu em direcção à paragem do Corpo Santo. Na verdade sentia-se enganado porque apanhou um eléctrico que não o levava onde queria e tudo porque não olhou para as bandeiras e porque olhou para o coisinho que estava a piscar. Palavras para quê? Fica apenas um conselho para os mais distraídos. Tomem sempre atenção ao destino e à carreira do transporte que apanham.

Terça-feira estou de volta! Até lá, boas viagens a bordo dos veículos da CCFL

10 comentários:

Eduardo disse...

Boas Rafael, realmente é preciso ter uma paciência de santo para essas situações :P posso-te dizer que este mês acabei de tirar a categoria "D", e além de adorar conduzir autocarros, fiquei com uma visão completamente diferente em relação a carros mal estacionados ehehe agora já começo a pensar duas vezes onde paro :P
Continuação de um bom trabalho e os meus parabéns pelo blog! :)

Abraço,
Eduardo

Rafael Santos disse...

Obrigado Eduardo e tudo de bom para si. Bom Natal

Rafael Santos

Anónimo disse...

éh pá mas o coisinho estava a piscar!!!
boas festas.
marques.

CR 35 disse...

Sem comentários!o povo continua BURRO!e então com esta quadra natalícia eles já confundem luzes de natal com outras coisas depois ainda insistem no tema .Na polícia nem falar !o juíz tem os dele nos bons colégios,e nada de reclamar !boas viagens natalícias a bordo dos amarelos da CCFL.

Flor disse...

Andava há procura de não sei de que no google e encontrei o teu blogue.
Achei girisimo talvez porque eu adoro Electricos rsrsrs.

Este ano a Carris anda com o Pai Natal pelas ruas de Lisboa? A primeira vez que vi ese electrico cheio de crianças, gostei tanto que até me emocionei.

Um abraço e Feliz Natal.

Flor

Rafael Santos disse...

Sê bem-vinda Flor.

Obrigado pelos seus comentários e votos de um Feliz Natal

Rafael Santos

Angelo disse...

Eu pergunto-me isso mesmo: onde é que anda a polícia? Sobretudo em zonas que são sobejamente complicadas!!!

Rafael Santos disse...

Angelo,

A polícia anda À espera de uma próxima cimeira da Nato para ser vista :P

Abraços.

ié-ié disse...

Há meses que tenho esta perguntada engatilhada e agora é que vai: os autocarros têm no vidro da frente um círculo de cartão, uns são verdes, outros vermelhos... se bem me lembro.

O que significam?

Obrigado!

LT

Rafael Santos disse...

ié-ié,

Há dias escrevi um post sobre essas bolas de cartão coloridas.

«...à área de influência da carreira que no caso da 12E, 25E e da 28E é laranja, porque serve o centro da cidade, enquanto que na 15E e na 18E é cor-de-rosa porque serve a zona de Belém e Ajuda. Mas se estivermos perante um autocarro já podemos encontrar a cor azul que corresponde a Benfica e Carnide, a verde para quem se desloca para a zona envolvente do Lumiar e Alvalade e o vermelho para as zonas de Marvila e Olivais. A juntar a estas temos o cinzento para distinguir as carreiras que atravessam a cidade de uma ponta a outra passando por várias zonas. No fundo, funciona de forma idêntica às linhas do metro...»

Boas Festas!

Rafael Santos

Translate