segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bolas para isto!

Parece que surgiram hoje em todos os eléctricos mas já lá andam há algum tempo, diria mesmo há alguns anos, desde a implantação da «Rede7». Primeiro numa versão "bolacha" e agora numa versão "pizza", não fosse alguém dizer que não estava visível. Mas afinal para que servem estas bolas que estão nos autocarros e nos eléctricos da Carris? A empresa até já comemorou o seu aniversário! 

Na verdade e como já referi anteriormente, estes dísticos já estão visíveis desde que surgiu o reordenamento da rede da Carris, então designada de «Rede7», que surgiu com um novo mapa colorido, cabendo a cada zona da cidade uma cor. Mas não sei bem porquê, hoje fui várias vezes confrontado com a questão «para que serve esta bola?» Estaria eu a ser testado ou foi mesmo uma coincidência haver hoje pelo menos quatro pessoas a perguntar o mesmo?
Lá tive de explicar quatro vezes que se referia à área de influência da carreira que no caso da 12E, 25E e da 28E é laranja, porque serve o centro da cidade, enquanto que na 15E e na 18E é cor-de-rosa porque serve a zona de Belém e Ajuda.  Mas se estivermos perante um autocarro já podemos encontrar a cor azul que corresponde a Benfica e Carnide, a verde para quem se desloca para a zona envolvente do Lumiar e Alvalade e  o vermelho para as zonas de Marvila e Olivais. A juntar a estas temos o cinzento para distinguir as carreiras que atravessam a cidade de uma ponta a outra passando por várias zonas. No fundo, funciona de forma idêntica às linhas do metro, só coma  diferença que nos autocarros e nos eléctricos a maioria não sabe o significado.

Talvez por isso também, tenham surgido as questões de hoje. Mas pior que repetir as quatro vezes a mesma coisa sobre as ditas bolas, foi a reacção que as quatro pessoas tiveram depois de ouvir a minha explicação, ou seja, de uma insignificância total perante a utilidade daquilo a que já chamei «bolacha», mas que agora chamo «pizza». É caso para dizer... "Bolas para isto!"

6 comentários:

Xico205 disse...

Boas!

Quanto tempo demoraram a tirar o Jeep?

Abraço

Rafael Santos disse...

No dia desta interrupção, foram 2 horas à espera do reboque e não foi rebocado. Foi apenas encostado.

Abraço.

Xico205 disse...

Pois, o mal dos electricos é esse, não se desviam e quem estaciona não tem sensibilidade para ver o obvio.

Boas viagens e paciencia para as interrupções e para explicares mais 500 vezes para que serve a piza. LOL

Ricardo Moreira disse...

Como passageiro esporádico da Carris confesso que não vejo qualquer utilidade informativa nas cores das bolas ou nas que rodeiam os números das bandeiras de alguns autocarros.
Sei que servem para definir a zona que a carreira serve, mas quando pretendo apanhar um autocarro olho, como sempre olhei, para o que está escrito na bandeira, pois isso é que me dá a informação que realmente necessito. Até porque já viajei em autocarros de carreiras "vermelhas" com bola cinzenta ou de carreiras "laranjas" com bola azul!

Efcm disse...

Que espectacular actuação por parte da PSP só demoraram 2 horas a chegar ao local (uma viagem Lisboa Porto demora +- 3 horas) e quando chegaram ao local não rebocaram o carro certamente dava muito trabalho... por isso optaram por encostar o carro, com sorte nem sequer multaram o carro por isso da próxima vai reincidir na mesma infração.

Rafael Santos disse...

Caro(a) Efcm,

Neste caso não foi rebocado porque era um Jeep e o reboque tinha lança curta.

Cumprimentos,

Rafael Santos

Translate