sábado, 20 de novembro de 2010

«Yes, we can!» da 18E à 28E

Muito se tem falado na cimeira da NATO. Por dois dias deixou-se de falar em orçamentos de estado, cortes nos salários e as atenções centraram-se para Obama e restante comitiva. Nos transportes públicos não foi diferente. Os cortes e alterações de percursos devido à cimeira que decorreu em Lisboa, provocaram uma crise de nervos em alguns lisboetas. Na sexta-feira foi concedida pelo Governo, a tolerância de ponto e o certo é que o serviço na 25E até poderia ter sido como uma bela tarde de verão, como o próprio horário indicava, mas a chuva a obrigar uma marcha mais reduzida e as constantes passagens do Sr. Obama entre Belém e São Bento, causaram atrasos e desabafos.
«Estamos entregues à bicharada», desabafava a senhora que dizia nunca mais chegar a casa. Sentado no lado oposto, um outro passageiro tentava apaziguar a situação dizendo que «estamos nas mãos nos americanos. Já que nem nós mandamos no nosso país eles que venham para cá mandar...» E num instante via-me como se estivesse, sentado em frente ao televisor a assistir a um debate político entre a esquerda e a direita, dado que a troca de palavras ia-se fazendo enquanto se esperava ordem para seguir marcha, rumo à Rua da Alfândega.

Lá passou o presidente dos Estados Unidos da América e sua comitiva pelo meio de milhares de polícias que me fizeram parecer estar a conduzir eléctricos num qualquer país em estado de guerra. Até o eléctrico mandavam parar para correr com os "penduras". Era tão bom que fosse sempre assim!
Entretanto o dia lá passou sem nada de anormal a acontecer. Já hoje, o dia começou cedo para mim. Não por vontade própria é certo, nem muito menos por escalamento, mas porque a expedição me pediu para fazer um bocado em aberto na carreira 18E. Como não pegava muito cedo (7h10) e como até há já algumas semanas que não ia para os lados da Ajuda, lá cedi uma vez mais.

Na realidade, passam semanas e meses, mas tudo continua igual. A agitação matinal de um sábado na Boa-Hora deixa qualquer um farto de ver sacos de plásticos, de tanta compra que é carregada pelos passageiros que deixam para o sábado as compras da semana, um hábito português que já não se consegue contrariar. Até ás 9h00 o serviço passa rápido, mas depois do sol dar um ar de sua graça, tudo sai à rua como se de uns portões abertos se tratasse, em que restassem apenas mais umas horas de liberdade.

Pelo meio cruzam-se vizinhos, familiares ou amigos todos com uma coisa em comum: vão de eléctrico às compras. Pelo meio lá se ouvem as "conversas de quintal". A dona Maria (toda a gente ficou a saber que se chamava Maria porque a outra passageira, a Rosa chamou-lhe constantemente pelo nome durante a viagem), diz para a "plateia" - entenda-se, restantes passageiros - que a maior alegria que poderia ter esta semana «era chegar perto do Obama e dizer-lhe: Sr. Presidente, gosto muito de si, é um grande homem, e parabéns por enfrentar todos aqueles americanos que desde a eleição o contestam...» Na verdade já ninguém parece ligar ao Sócrates, pois até cá está o Obama!

Já da parte da tarde o meu serviço na 28E, que previa ser caótico dadas as manifestações aguardadas, desenrolou-se com alguns atrasos consequentes dos muitos turistas que andaram à margem da cimeira a visitar Lisboa e sempre com muita polícia de choque pelas ruas da baixa e hoje sim, senti que estava em Bagdad a conduzir eléctricos.

A cimeira já terminou, mas por terminar está ainda a minha semana, pelo que agora resta-me por hoje, descansar e recuperar energias para os próximos dias que se avizinham, mas depois de tudo isto até dá vontade de dizer «Yes, we can!»

2 comentários:

Angelo disse...

EH EH! Conduzir eléctricos em Bagdad deve ser giro!

CR 35 disse...

Bagdad em relação a Lisboa deve ser um paraíso,é pena o Obama não ter podido andar de eléctrico ,porque se calhar perguntaria quantos estavam a circular e perante a resposta do nosso presidente e 1ºministro que é todo "diz ele"a favor das renováveis mandasse alguns dólares para mandarem construir o restante que a CCFL mandou para a Siderurgia,se se podia ?"Yes ,I believe" boas viagens a bordo dos veículos da CCFL .

Translate