Longe vão os tempos em que os eléctricos chegavam à Cruz Quebrada e ao Dafundo. Hoje ficam-se por Algés mas as saudades de ver o eléctrico junto à linha não é apenas das gentes do tempo da outra senhora. Na verdade quem não gostaria de ir para a praia de eléctrico ou regressar a casa com o fresco a bater na cara depois de uma tarde inteira ao sol...? Na verdade o sol também já lá vai e as tardes cinzentas voltam a fazer parte dos nossos dias. Uns dias mais enublados, outros nem tanto. Mas ainda assim há quem venha de fora à procura do impossível.
Durante os (já) 4 anos de Carris, primeiro nos autocarros e agora nos eléctricos, já me tinham pedido bilhetes para muitos locais, mas pedirem-me bilhetes para Cascais é que não estava nas minhas previsões. Mas esta tarde, os dois senhores russos ou gregos (a constatar pelo alfabeto dos guias que traziam nas mãos), entraram na paragem da Praça do Comércio convictos do destino daquele eléctrico que tinha inscrito nas bandeiras "Prazeres".
«Hello, Two tickets to Cascais... please». Fiz uma pausa para tentar realmente perceber se era o que eu tinha entendido e não é que era mesmo?! "For Cascais?... Take the train in Cais Sodré. You don't have tram to Cascais", disse-lhes. Os mesmos, saíram do eléctrico foram confirmar o destino do 25E e comentaram algo sobre o pantógrafo.
Andava na linha, e tinha pantógrafo. Então porque não ir até Cascais? Na verdade ainda há muitas diferenças entre um comboio e um eléctrico e não é apenas no tamanho. O certo é que se fosse até Cascais, não tinha dado tanta volta entre os Prazeres e a Rua da Alfândega e podia durante a viagem desfrutar do por do sol no Tejo e depois no Atlântico.
Se o 25E podia ir até Cascais? Poder podia, mas não era a mesma coisa!
2 comentários:
hahahahahahahah....two ticket`s to Cascais? olha eu ja apanhei uma brasileira que me perguntou qual era o electrico que ia para a praia,disse-lhe que nao havia, e ela perguntou-me se eu sabia o que era uma praia e disse-me que estava a falar portugues correctamente hahahaha....
já me fizeste rir à uma da manhã.....
Enviar um comentário