
Com esta iniciativa, a Carris pretende promover os “meios suaves“ de transporte, designadamente a bicicleta, patins e “skates”. Reserve então este dia na sua agenda para participar nas aulas de ginástica ao ar livre, no circuito de bicicleta pela cidade ou nas restantes actividades serão disponibilizadas.
Mas como o regresso às aulas está habitualmente agendado para este mês de Setembro, a Carris não deixou de pensar nos que carregam diariamente livros e cadernos e oferece entre os dias 13 e 26 uma versátil mochila a quem adquirir o passe anual, denominado “Pague 10, Passe 12”, com o qual os clientes pagam apenas 10 meses, mas podem utilizar o passe o ano inteiro.
A 18 de Setembro comemora-se então os 138 anos da Carris, empresa fundada no Brasil em 1872 e que acompanhou ao longo dos anos, o desenvolvimento de Lisboa, uma cidade que ganhou novos espaços e novos bairros, onde circulam mais pessoas que percorrem maiores distâncias. Inicialmente com carros puxados por animais, a Carris inaugurou em 1901 o serviço de Eléctricos e trouxe mais tarde os autocarros, tornando-se na principal empresa de transportes da região de Lisboa.
Depois a 22 de Setembro, na Gare do Oriente a Carris irá apresentar publicamente, a sua nova frota de 30 autocarros articulados, recepcionados durante o ano de 2010, sessão esta que será presidida por S. Exa. o Secretário de Estado dos Transportes. Segundo o site da Carris, «os 30 novos autocarros estão preparados para o transporte de passageiros de mobilidade reduzida, disponibi

Também com início no dia 22 e prolongando-se até ao dia 26 está a presença da Carris na FIL, com a Feira Portugal Tecnológico, repetindo assim a presença do ano anterior. Esta presença da Carris na FIL é um dos pontos que destaco nestas iniciativas, porque a empresa apresentará aos visitantes as mais recentes iniciativas em prol da inovação e tecnologia e de que forma estas podem funcionar aplicadas no seu serviço, beneficiando os seus Clientes. A sua presença estará concretizada em dois moldes: num stand de sustentabilidade & competitividade e num espaço de experimentação onde teremos presente um posto da central de comando de tráfego, com um controlador.Visite-nos neste espaço e descubra porque "andamos a pensar na tecnologia".
Mas se gosta de História não vai mesmo poder perder a exposição que será inaugurada no Museu da Carris a 23 de Setembro e que estará patente até 23 de Dezembro, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, que propõem-lhe que visite esta exposição no Núcleo 2 do Museu, que retrata a importância do transporte público durante o período da primeira república.
Além destas iniciativas, a transportadora irá ainda proceder à aplicação nas paragens dos autocarros de uma placa com leitura em braille e com caracteres em relevo para cidadãos invisuais, permitindo-lhes consultar os tempos de espera dos veículos através do telemóvel.
“Serão, ainda, disponibilizados Cd’s com a descrição áudio do percurso de carreiras acessíveis, preparadas para o transporte de passageiros de mobilidade reduzida, dando a indicação das paragens e respectivos interfaces”, revela a empresa em comunicado.
Paralelamente a estas acções, a Carris irá também participar nas iniciativas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa, para Semana Europeia da Mobilidade. Destas acções destacam-se a reactivação do corredor BUS intermitente na Cidade Universitária, que decorrerá no dia 21 de Setembro, e a assinatura de um Protocolo Park & Ride entre os operadores de transportes públicos de Lisboa e a EMEL .
Foto: Rafael Santos / Logotipo: Site Carris / Fonte: Carris.pt ; Menosumcarro.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário