terça-feira, 21 de setembro de 2010

«Antes e Agora» (V): O Rossio 40 anos depois...

A última vez que peguei nesta rubrica foi em Julho de 2009 e passado mais de um ano, creio que está na altura de aproveitar esta pausa no trabalho para voltar a trazer até aqui recordações de outros tempos através do recurso à fotografia. Como era Lisboa de outros tempos? Como é a Lisboa actual? As respostas estão numa comparação que é feita entre uma fotografia da época e uma da actualidade.

E este regresso ao “Antes e Agora” incide sobre uma das praças mais bonitas de Lisboa, a Praça Dom Pedro IV – Rossio, onde até anos 60 circulavam eléctricos que davam uma beleza ainda maior a esta praça. Por aqui passava, por exemplo, o eléctrico que ia para a Graça e que agora parte do Martim Moniz.

Actualmente o Rossio é apenas servido pelos autocarros que ligam o centro da cidade aos mais variados cantos da cidade. Aqui passam grande parte das carreiras da rede da Carris.

A norte da praça ergue-se o teatro no antigo local do Paço dos Estaus. O teatro foi construído entre 1842-46 segundo a iniciativa de Almeida Garrett. A sua inauguração ocorreu a 13 de Abril de 1846. O arquitecto foi Fortunato Lodi.


Fotos do arquivo municipal de Lisboa e de Rafael Santos

1 comentário:

André Evangelista disse...

estas a fazer confusão! a carreira da graça sempre partiu do martim moniz! a 10/11 fazia a circulação (10 num sentido e 11 noutro) entre o martim moniz e a graça. o que partia do rossio era masmo o 28 que ligava este ao cemiterio dos prazeres e foi uma das ultimas carreiras a ser implentada. depois o 28 (que originalmente ia só até ao l.camões) passou a ir á graça e depois ao martim moniz, substituindo assim as carreiras 10 e 11 que foram suprimidas.

Translate