terça-feira, 3 de agosto de 2010

Uma visão diferente da cidade...

Reabriu no passado dia 22 de Julho o miradouro do Elevador de Santa Justa, permitindo assim que possa vislumbrar uma vista fantástica sobre as colinas de Lisboa a mais de 45 metros de altura.

Não deixe de subir este elevador que «tem 108 anos (celebrados no passado dia 10 de Julho) e é um dos monumentos mais emblemáticos da Baixa Lisboeta. Desde Fevereiro de 2002, que é considerado Monumento Nacional.
Este Elevador foi projectado pelo Eng.º Raul Mesnier de Ponsard (aluno de Gustav Eiffel), apresenta um design neo-gótico romântico, originariamente, propriedade de uma empresa especialmente criada para a sua construção e exploração: a Empresa do Elevador do Carmo.
Os trabalhos de construção tiveram início em 1900 com a remoção de terras nas Escadinhas de Santa Justa, mas um dos seus momentos mais marcantes, data de 31 de Agosto de 1901, aquando foi inaugurado o passadiço destinado a estabelecer a ligação entre o topo do Elevador (que subia da R. do Ouro) ao Largo do Carmo.

Também nesse dia e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade, foi a inauguração, pela CARRIS, do serviço de carros eléctricos.

Em 1907 começou a trabalhar a energia eléctrica. Feito inteiramente de ferro fundido e enriquecido com trabalhos em filigrana, o elevador dentro da torre sobe 45 metros e leva 15 pessoas em cada cabine.

Veja mais imagens deste Elevador aqui.

Fonte: Carris.pt

Sem comentários:

Translate