sábado, 19 de junho de 2010

De férias e na pele de passageiro... em Barcelona

Há muito que esperava esta viagem e nomeadamente esta semana de férias, que chegou depois da principal noite das festas de Lisboa. O destino estava há muito escolhido, mas só agora chegou a oportunidade de viajar até à Catalunha, onde fiquei durante uma semana, na magistral cidade de Barcelona.

Chegou então a vez de me tornar passageiro e turista, depois de durante todo o ano transportar passageiros e turistas que visitam Lisboa. A bordo da TAP cheguei ao novo Terminal 1 do Aeroporto de El Prat que fica a 40 minutos (apróx.) do centro de Barcelona. Daqui à Plaza de Espanya, utilizei o autocarro 46 dos TMB (empresa equivalente à Carris), depois de ter comprado o bilhete, que tal como em Lisboa custa 1.40 €.

Bem perto do terminal da carreira 46, o posto de informação turística fornece as informações necessárias para quem acaba de chegar a Barcelona. Mas por incrível que pareça, é difícil obter um mapa da rede de autocarros, talvez porque os TMB queiram que as pessoas optem pelo Metro, como anunciam na publicidade que está visível no interior dos próprios autocarros.

Mas a planta do metro obtém-se facilmente e nela constam os postos de venda da TMB que são cerca de 4 em toda a cidade, onde se pode então obter o mapa de toda a rede de transportes. Essencial para quem quer conhecer toda a cidade sem se preocupar com estacionamentos e parquímetros.Por 24 euros compra-se um título de transporte válido para autocarros, metro, comboios e eléctricos, o que me permitiu percorrer a enorme cidade de Gaudi - Barcelona.

O sistema de transportes é de fácil utilização e o tempo de espera por um autocarro não ultrapassa os 3 a 5 minutos, até porque são muitos os corredores BUS espalhados pela cidade. Barcelona é uma cidade com muito para ver, pelo que o plano das férias tem de ser bem preparado.

Do monte de Montjuic à serra de Tibidabo, passando pela Casa Batló e pelas Ramblas, o turista não pode deixar de ver a monumental obra inacabada da Sagrada Família. Uma igreja ainda em construção, mas onde se pode já ver a importância que o monumento tem na vida e obra de Gaudi. O Museu Nacional de Arte da Catalunya é também um local que deve visitar se o seu próximo destino de férias for Barcelona.

Barcelona dispõe de uma nova rede de eléctricos com seis carreiras que ligam a zona universitária à periferia oeste e o parque da citaduela à periferia leste. Em Tibidabo circulam ainda os antigos eléctricos azuis, mas por azar durante a minha estadia, não circularam.

Em breve espero trazer até aqui mais imagens num vídeo que estou a editar. O que é bom acaba de pressa e o certo é que 2ªfeira já é dia de regressar aos carris de Lisboa.

Boas Viagens!!!


7 comentários:

Nuno Pato disse...

Boas Férias!!... Terça, lá vou eu. No entanto ainda não para Barcelona! Mas, depois de aproveitar as tuas dicas, lá darei um "salto".

Anónimo disse...

3 a 5 min., só? Tiveste muita sorte, então. Normalmente os intervalos de passagem rondam os 8-15 min. aos dias úteis. Aos dias não úteis sobe para 15-20 min. Isto na generalidade das carreiras.

E deu tempo para uma volta no Telefèric de Montjuic?

JB disse...

há gente com sorte

JC Duarte disse...

Confesso que, quando lá vou, ou ando a pé ou de metro. É que a pé tenho o nariz mais perto do chão e das coisas para ver e de metro chego mais depressa às zonas que quero ver. Mas como conheço mais ou menos bem a cidade...
Entretanto, sempre fica aqui o link que tinha prometido tempos atrás:
http://www.youtube.com/user/datreta98#p/a/u/0/4F3iMMC9PRI

Rafael Santos disse...

Sorte? Mas não em saiu o euromilhões! isso sim era sorte :P

JC Duarte. Excelente link.

Abraços

CR 35 disse...

Rafael!até no estrangeiro andas na linha !então sempre podes comparar a nossa CCFL em termos de frota e prestaçâo de serviços como se apregoa em Lisboa será a melhor da Europa? e os alfaiates? também os automobilistas estacionam em cima da linha ? as ruas são melhores em estacionamento e piso? e será que a malta do bairro também anda à borla? o GF está em contacto com as velhotas os putos e dão os bons-dias? poderá ser tudo muito Clean,mas depois eles não têem Diário do Tripulante para contar as realidades do dia a dia dos TTC ou GF e hoje andavas atrelado à loira ou morena, para que ela não saísse da linha uma MARAVILHA!boas viangens a bordo de todos os veículos CCFL'S do mundo.

Rafael Santos disse...

CR35,

Eu vou aqui colocar um vídeo, ou vários em breve dessa deslocação a Barcelona e das experiências nos transportes públicos e dá para ver a diferença, sobretudo nos eléctricos...

Abraço

Translate