quarta-feira, 19 de maio de 2010

Na 25E: Cheira bem... cheira a Lisboa!

O calor parece finalmente ter chegado! Mais uma tarde na carreira 25E e que tarde...Uma temperatura a fazer lembrar aquelas tardes em que só se está bem à sombra ou viajando com a cabeça de fora da janela do eléctrico pelas colinas de Lisboa. O ar condicionado do eléctrico é do melhor, dizem os mais experientes. É ao natural e não causa constipações. Hoje tive o meu no máximo com as janelas todas abertas, não fosse entrar a velha dos gatos...

Mas hoje o contemplado foi o colega que estava na outra chapa. Livrei-me por 30 minutos aproximadamente, e nem quero imaginar o pesado ambiente que seguia naquele eléctrico, dada a sua aparência ao cruzar-se comigo. A tarde passou devagar, devagarinho mas parado é que não se podia estar. A brisa que entrava pelas janelas refrescava os rostos cansados de quem tinha cumprido mais um dia de trabalho, enquanto que na esplanada do café do Conde Barão outros se refrescavam com a imperial acompanhada dos caracóis que também estão de volta, fazendo inveja a quem ainda tinha de ir mais duas vezes aos Prazeres.

O virar da esquina leva-nos num instante à Madragoa e o cheiro dos grelhados anuncia que o Santo António está mesmo à porta. Como já devem ter percebido esta época que se avizinha é a minha época preferida do calendário. Lisboa sai para a rua e deita-se mais tarde.

À moda antiga lá vendi quase um maço de tarifas de bordo porque a máquina hoje recusou-se a trabalhar. Não era preciso fazer o tal "plink" já aqui falado mas sempre que se vende estes bilhetes a pergunta surge inevitavelmente... «Onde é que se pica o bilhete?»

Já com o sol noutras bandas que não a de Lisboa, o fresco voltou facilitando assim as ultimas viagens que não sei porquê, hoje foram muito concorridas, ao ponto de uma senhora entrar e dizer que «fico aqui à frente se não se importa, porque cheira muito bem aqui. Lá atrás não sei, mas também não quero imaginar...», dizia-me.

É caso para dizer que "Cheira bem, cheira a Lisboa"!

Boas Viagens!

2 comentários:

JB disse...

Lisboa cheira bem, alguns alfacinhas é que deviam receber sabonetes no Natal LOL

Nuno Pato disse...

Quer-me parecer que sabonete, nesses casos, não é suficiente!...

Translate