sábado, 22 de maio de 2010

Iniciativa Museu da Carris: Clássicos saiem á rua!

Decorreu esta tarde o primeiro desfile de autocarros clássicos da frota do Museu da Carris que completou no ano passado dez anos de existência. Os míticos autocarros que marcaram gerações passadas, contam agora ao vivo e pelas ruas de Lisboa, todos os meses, a história de uma empresa que faz também ela parte, da história da própria cidade.

Depois dos cortejos dos eléctricos, é agora altura de mostrar aos lisboetas os autocarros e presente neste primeiro cortejo estiveram os seguintes autocarros:

Número de Frota: 76 (1961-1991)
Número de Frota: 109 (1948-1987)
Número de Frota: 217 (1952-1983)
Número de Frota: 301 (1957-1981)
Número de Frota: 486 (1948-1983)

Aqui ficam as fotos da passagem do cortejo pelo renovado Terreiro do Paço nesta tarde de Sábado 22 de Maio de 2010.


Se não esteve neste cortejo tem ainda os próximos que serão anunciados a seu tempo no site oficial da Carris em www.carris.pt ou se preferir pode optar por visitar o Museu da Carris onde é contada a história da empresa com recurso a documentos, fardamentos, equipamentos, autocarros e eléctricos.

Para lhe adoçar o apetite aqui fica um vídeo que a carris colocou on-line recentemente que mostra o que pode ser visto nas instalações do espaço museológico:



Boas Recordações e Boas Viagens!

6 comentários:

CR 35 disse...

Coitados dos motoristas neste Verão !com estas temperaturas vão assar nas cabines ou então levam ventoínhas portáteis. Mas a iniciativa é boa e o gásoleo devia ter cheiro a morango ou limão e deitar fumo colorido verde ou vermelho conforme o cheiro lima -limão ou morango que tal esta ideia para os nossos inventores desenvolverem?boas viagens a bordo dos veículos da CCFL

Marcel Mazoni disse...

Tive formação o ano passado para andar com essas máquinas quando fosse necessáro sair à rua com eles... e aquilo é quentinho sim senhor...mas quem corre por gosto não cansa ;-)
Pena que não fui chamado para hoje levar um desses carros à rua...antes preferiram que eu fosse para a Feira da Ladra lol

Boas viagens.

Ricardo Moreira disse...

Aquele 109 está a fazer lembrar a Lisboa de há 30 anos!
Era assim que as ruas com muitos autocarros e táxis ou com grandes subidas ficavam! Aquela Rua da Madalena era irrespirável depois de passar por lá um 7!

Joao Baptista disse...

recordar é viver

que saudades dos velhinhos autocarros de 2 pisos, Lisboa era vista de mais alto e era linda

José Luís Reis disse...

Muito eu andei nestas relíquias que me deixam tantas saudades.
Na quarta fotografia é possível ver o modelo de autocarro aberto na parte de trás.
Tremia só de descer aquelas escadas que se encontravam no seu enfiamento, com receio de me desequilibrar e cair directamente para a rua.
E que fumarada faziam!
Para os mais novos, que não tiveram a oportunidade de viajar nestes autocarros, é uma boa sugestão.
Cumprimentos, Rafael.

Condutor do TXXI disse...

O 109 durou quase 40 anos!!! Bons tempos, em que os autocarros eram feitos para durar. Os actuais nem metade dessse tempo vão durar.

Abraço

Translate