terça-feira, 23 de março de 2010

Nunca uma travessa me deixou a falar só...

Que as pessoas pensam que nós - funcionários da Carris - devemos conhecer todas as ruas da cidade já não me espanta, mas daí até ficarem chateados quando simplesmente dizemos que não conhecemos uma rua ou travessa, como que se de um mapa da cidade estivesse-mos a falar, então o cenário muda como um filme quando deixa de ser a cores e passa a ser a preto-e-branco. Mas se um filme a preto-e-branco até pode ser um bom filme e com qualidade, o mesmo já não se passa com a atitude do passageiro que teima em não compreender como é que o guarda-freio não conhece por exemplo a Travessa do Fala-Só.

E para não bastar a má vontade de quem não quer aceitar que o senhor ou senhora que conduz o eléctrico ou autocarro não conhece a Travessa do Fala-Só, lá vem sempre a frase da indignação... «Não me diga que não sabe! Então trabalha na Carris e não sabe?»

Num ponto parecíamos estar de acordo: Eu trabalho na Carris... não na Polícia nem na C.M.Lisboa.

Pois sempre houve a ideia de que quem anda pela cidade tem o dever de conhecer bem todas as ruas, mas se nem os taxistas as sabem todas, porque havemos nós de saber todas as ruas quando a larga maioria delas nem fazem parte das nossas rotas diárias? Obviamente que também gosto de esclarecer o passageiro e confesso que até fico contente quando o consigo deixar esclarecido, até porque conheço relativamente bem a cidade de Lisboa, mas que nunca tinha ouvido falar nesta travessa, isso não.


Mas não fui o único. A senhora que havia perguntado por tal travessa, na paragem do Cais do Sodré na carreira 18E, após não ter ficado esclarecida com a minha ajuda, dirigiu-se então a um agente da Polícia Municipal, alguns metros à frente. O tempo que aguardei pela luz verde do semáforo no C.Sodré, com destino à Rua da Alfândega, foi o suficiente para ver o roteiro da cidade sair do bolso do agente e vê-los a procurar por tal Travessa.

Onde era a travessa não sabia, mas que fiquei a falar sozinho, fiquei e tudo por causa da Travessa do Fala-Só que após alguma pesquisa na Internet, já sei que fica ali para os lados da Calçada da Glória e se a senhora em questão for leitora deste blog, posso então ajudar-lhe dizendo que poderá apanhar do Cais do Sodré o autocarro 790 que passa no topo da Calçada ou se preferir, pode apanhar o 732 até aos Restauradores e lá apanhar o ascensor da Glória que ajuda a subir a colina. Agora já eu sei onde fica a Travessa que tem o nome de Fala-Só porque em tempos era frequentada por um cidadão que tinha por hábito... falar sozinho.

Conversas e Travessas à parte, a Páscoa está à porta e os turistas começam a chegar e a encher os eléctricos, fascinados com a Luz que esta capital tem que como dizem os cineastas - é única no Mundo.

Fotomontagem: Rafael Santos Imagem: Rafael Santos e Mário Marzagão


1 comentário:

Angelo disse...

Dizem os cineastas e digo eu! É que não há mesmo igual!

E, de facto, não se pode esperar que quem trabalha na Carris saiba todas as ruas e ruelas de Lisboa de cor!
Mas, olha, já fiquei a conhecer mais uma!

Translate