sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

[Off Topic]: Modelismo para aliviar «stress» de quem anda no meio do trânsito em Lisboa

Há cerca de um ano atrás - mais coisa, menos coisa - vi num site espanhol que ia ser lançado uma maqueta do eléctrico de Lisboa à escala 1:24 . Como sou coleccionador de algumas miniaturas na escala HO (1:87) e como sempre gostei desta temática do modelismo, este lançamento deixou-me em alerta para quando chegasse a Portugal o comprar.

Mas o meu gosto pelos eléctricos e a vontade de por mãos à obra nesta maqueta era maior que a vontade que tinha, para esperar que a mesma chegasse ao comércio português.


Uma pesquisa em alguns sites da área do modelismo, levou-me até uma loja espanhola que até fazia envios para Portugal e em dois dias o «eléctrico de Lisboa», da Occre estava a chegar a minha casa. Esta era sem duvida uma das alternativas para ajudar a passar o tempo e aliviar o stress que por vez se ganha, quando o nosso local de trabalho são as ruas de Lisboa, onde cada vez menos se respeita o transporte público.

O abrir da caixa causou algum transtorno depois de ver mais de 3 centenas de peças, muitas delas em tamanhos reduzidos, mas já que o tinha comprado, tinha de o montar e os tempos livres ajudaram-me a esta estreia mais aprofundada no modelismo, dado que apenas tinha feito anteriormente um diorama na escala 1:87.

O certo é que sempre que pego no kit, as horas passam num instante e talvez por isso ainda esteja por acabar. O certo é que até agora o resultado tem sido agradável e o kit, embora tenha sido elaborado numa mistura de um carro da série 700 e um da série 500 (remodelado), após algumas adaptações e alterações da minha parte, está muito idêntico ao que circula na realidade, pelas colinas da capital.

O meu ingresso na estação de Santo Amaro e a condução que diariamente tenho tido na formação de Guarda-Freio e todos os dados mais técnicos que fui aprendendo até então, abriram-me ainda mais o "apetite" para esta construção e o resultado até agora é o visível através destas imagens.

Para quem se interessar por esta área e tiver curiosidade em ver todo o processo de montagem, pode seguir através do fórum "Modelismo-na.net" através do Link , no qual não necessita estar registado para visualizar as imagens.
No final mostro o resultado...

Boas Viagens!

6 comentários:

Um café disse...

Gostei muito das imagens dos "modelitos". Aguardo para ver o resultado.

André Bravo Ferreira disse...

Até cresce água na boca por ver uma coisinha dessas.
Bom trabalho e no final a malta quer ver o resultado.

Abraço.

CR 35 disse...

Rafael,o museu da CCFL deveria comercializar estes modelos de eléctricos ,autocarros e elevadores mas com produção nacional assim os modelos seriam um pouco mais fiéis aos originais já que uma grande parte existem em tamanho real e seriam modelos com qualidade
para os olhos dos camones que depois dos pastéis de nata de Belém das sardinhadas e dos alfaiates expostos nos roteiros internacionais daria voz efectiva ao pregão "O que é Nacional é Bom!" agora dedica-te aos grandes e pequenos para que o resultado seja do agrado do Povo .Já agora haverá figurinhas (expedidores de rua ,guarda freios,limpa vias...)para se poder juntar ás miniaturas? .Boas viagens a bordo dos veículos da CCFL

Tiago disse...

Ora viva Rafael.

Que é feito deste modelo?
E do tópico no modelismo-na-net?

Ofereceram-me um e gostava de ver o progresso do seu...

Tiago

Tiago disse...

Ora viva Rafael.

Que é feito deste modelo?
E do tópico no modelismo-na-net?

Ofereceram-me um kit destes e gostava de ver o progresso.

Tiago

Rafael Santos disse...

resultado final foi aqui publicado em: http://diariodotripulante.blogspot.com/2010/02/off-topic-e-como-prometido-eis-o-571-na.html

Abraços

Translate