sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Na formação...com a principal causa dos atrasos

Até pode parecer combinado mas não foi. As imagens que hoje trago até aqui é o reflexo de uma parte de um dia na carreira 25E, no troço R.São Paulo - Rua da Boavista, onde esta carreira fica constantemente bloqueada pelos carros que ficam mal estacionados e pelas pessoas que teimam em não respeitar o eléctrico. Ainda não estou em serviço, até porque a formação ainda vai a meio (e a superar as expectativas), mas como é normal passamos pelos percursos das carreiras e é precisamente no percurso da carreira 25E que temos vindo a encontrar com mais regularidade este tipo de situações.

Se a primeira imagem foi captada cerca de três minutos depois da senhora tentar estacionar o seu monovolume, e ter optado por o deixar mesmo assim para colocar a criança no seu interior, fazendo o eléctrico esperar perto de 5 a 6 minutos, já a segunda imagem foi captada alguns (poucos) metros à frente mas aqui o carro já se encontrava como está na foto. O senhor deste carro estava a ajudar uma senhora já de idade a fechar a abrir a porta do prédio, esquecendo-se que ali passavam eléctricos, tal não era a calma.

É caso para se dizer que até na formação, somos já preparados para lidar com estas situações que são cada vez mais regulares, nomeadamente nesta carreira, porque as pessoas não só, são comodistas, como respeitam cada vez menos os transportes públicos e os eléctricos concretamente.

E esta é uma das principais causas dos atrasos e contra factos não há argumentos!


6 comentários:

Vasco Lopes disse...

Actualmente, creio que a carreira 25 é das piores em termos de interrupções. É raríssima a viagem em que não ficas parado na R. S. Paulo/R. Boavista. E quando não é ali, é na zona da Lapa.
A 28, que era de longe a pior, tem vindo a melhorar substancialmente nos últimos anos, graças à colocação de pilaretes nos passeios. Lembro-me de fazer viagens de 1h30m em tempos que já lá vão.
A 12, que também era problemática a esse nível, circula hoje praticamente sem interrupções, pricipalmente devido à extinção do estacionamento na R. dos Cavaleiros.
Mas o problema não está erradicado. Se é verdade que hoje não apanhas tantas interrupções de 1 e 2 horas com dantes, também não é menos verdade que o estacionamento de 1 e 2 minutos a impedir a passagem do eléctrico (p.e. cargas e descargas ou "estou só a acabar o café") ainda existe e muito.
Ainda vais voltar a este assunto. Nos eléctricos, é inevitável não se falar nisto.

Abraço.

Vasco Lopes

Filipe disse...

O 25 é MESMO o pior.
Desde o Minipreço na Rua de São Paulo, passando por aqueles burgueses da Boavista e a acabar na riquíssima (só de dinheiro, não de educação) Lapa.
Boa sorte com essa gente tacanha.

Anónimo disse...

Apesar de concordar que existem muitas pessoas que não têm respeito nenhum e estacionam o carro no meio da estrada e esperam calmamente que o electrico apite, existem várias situações em que isso não acontece deliberadamente. Moro numa rua onde passa o 25, que não tem lugares de estacionamento e quando necessito tenho mesmo de parar o carro no meio da estrada (compras, malas, pessoas idosas,etc) e nalgumas situações o electrico teve de para 1 ou 2 minutos. Acho que temos de ser tolerantes nalgumas situações.

Filipe disse...

De certeza existem outros lugares na freguesia que não estorvam o eléctrico. Pode-me responder que estorva o restante tráfego automóvel. E eu respondo "E então?!" Entre estorvar um transporte público onde vão 50 pessoas ou meia dúzia de veículos onde vão 10 ou 11 gatos a escolha é evidente.
Os tais 1 a 2 minutos consecutivamente origina os habituais encurtamentos da carreira à Estrela ou ao Corpo Santo, tão lesivos para quem tem de utilizar o transporte público.

Eu gostava é que quem estaciona fosse tolerante para com quem está dentro do transporte público. Não são raras as vezes que vamos sempre com os minutos todos contados para apanhar um outro transporte que por sua vez dá ligação a outro transporte. Não foram raras as vezes que, por uns míseros dois minutos em que alguém perturbou a via do eléctrico, perdi aquele autocarro que me dava ligação ao outro autocarro que me punha em casa bastante antes.

Por isso, tolerância zero a quem deixa o seu veículo em cima da linha do eléctrico. Se queremos um país civilizado, comecemos por nos respeitar uns aos outros!

Cumprimentos,
Filipe

Anónimo disse...

É por causa de anónimos como o das 12:56 que isto está como está. É só um minutinho ou dois, temos que ser tolerantes e tal... Já pensou se todos pensassem dessa forma? Os dois minutinhos transformavam-se em 20 ou mais. Tenha respeito pelos trasportes públicos, caro cidadão! Se não tem sítio para estacionar, não compre carro. Eu também não tenho casa para pôr um piano de cauda, embora gostasse. Maldita polícia que não põe esta gente nos eixos...

Anónimo disse...

Algo poucos se lembram.-..quando o guarda-freio tem mesmo que ir ao wc...e faz o maximo que pode para nao deixar os passageiros insatisfeitos mas precisa mesmo mesmo chegar 3 minutos mais cedo ao terminal porque já se encontra quase em fase terminal com uma lágrima já no canto do olho...quando alguem foi tomar cafe...é o fim...nao aguento mais...vai ser mesmo aqui...mas de repente o dono do carro aparece na porta do cafe e o guarda-freio pensa...que alivio, ja vai tirar o carro...quando ouve...é so um minuto que estou a acabar o cafe...

Translate