sábado, 23 de janeiro de 2010

De olho na net... e sobre a cidade de Lisboa

O «passageiro» habitual deste blog, já deve ter reparado que tem havido poucas actualizações, devido ao facto de me encontrar em formação. A primeira semana de formação Guarda-Freio já terminou e a próxima promete estudos mais aprofundados sobre a vertente eléctrica, o que logo á partida aumenta o interesse até porque decorrerá já na estação onde tudo começou para este meio transporte - Santo Amaro.

Longe do contacto com o público, ainda que temporariamente, aproveito agora a folga para dar uma olhadela pelo que vai aparecendo na Internet. Como se sabe, Lisboa é uma das cidades mais procuradas pelos turistas, como destino de férias, e a juntar-se a isso há os eléctricos que são também eles um dos pólos de atracção turística.

Numa cidade como Lisboa, com altos e baixos, os eléctricos são uma alternativa fantástica para descobrir a cidade entre ruas e ruelas. Eles compõem um museu vivo que alterou a vida da população desde 1901, quando foi inaugurada a primeira linha eléctrica na capital. Pouco mudou no aspecto visual desde os primeiros carros, mas com o passar dos anos, a Carris tem vindo a melhorar os seus equipamentos, mantendo o seu traçado original, que em muitos casos são os únicos possíveis para certos e determinados arruamentos.

Com o passar dos anos, as carreiras foram sendo suprimidas e a quantidade de eléctricos em circulação nos dias de hoje é muito menor em relação a anos anteriores. E a própria cidade também sofreu diversas alterações. Enquanto navegava no youtube, deparei-me sobre um documentário inglês, cujo autor (creio), é a TravelVideoStore, sob o título «ON TOUR... Eléctricos de Lisboa».

Um documentário que mostra Lisboa e os seus monumentos, com um pouco de história á mistura e com recurso aos eléctricos remodelados da série 500, que percorrem as colinas da capital. Embora não seja referido no vídeo nem na apresentação respectiva, creio que este vídeo é anterior ao ano de 1999, pelo que logo á partida, vale a pena dispensar 27 minutos para se sentar em frente ao computador e recordar uma Lisboa diferente mas com o mesmo encanto.

São também estas imagens que ajudam a perceber esta minha ligação aos eléctricos e a Lisboa e que me fazem recuar no tempo e recordar as viagens que tinha de casa para a escola e da escola para casa, claro está, nos eléctricos de Lisboa. Mas como as imagens valem sempre mais do que qualquer descrição, não ocupo mais tempo com leituras e sugiro que clique no play e desfrute da Lisboa de outros tempos...



Boa viagem!
Foto: H.Brutzer

5 comentários:

APS disse...

Caro Rafael Santos

Gostei muito do documentário sobre Lisboa. Tem boa fotografia, só é pena não ser legendado em português, embora eu compreenda que este video será uma promoção de Lisboa para turistas.

Aguardo com ansiedade, como serão os comentários dos seus "novos clientes" de eléctricos.
Um abraço
APS

Germanovski disse...

Não sabes onde te vais meter, estavas tão bem no bus...aqui no Porto guarda-freio é sinal de chatices com pessoal dos bairros, querem andar todos dependurados e sem pagar. Bairro do Aleixo, pasteleira, Pinheiro Torres, etc...
de qualquer maneira boa sorte, :)
No dia em que que a janela insdiscreta teve o programa inteiro só para o teu blog, eu ouvi...parabens continua, visita o meu..é sobre os STCP, mas pa galhofa..Abraço

Xico disse...

Em Lisboa no que toca a malta de bairros, os autocarros são piores, e o Rafael andou por alguns mauzinhos. Borlas tambem não faltam nos autocarros, nos electricos os borlistas ao menos vão do lado de fora, não chateiam.

Xico disse...

Boa Noite, esse electrico 235 foi renumerado ou já não existe?

Cumprimentos

Anónimo disse...

This video contains content from TravelVideoStore.com, who has decided to block it in your country.

tenho pena...

Translate