sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sinta-se na pele de um motorista: "Acelere a fundo na 745"...

Sexta-feira que antecipa a semana do Natal! Estamos em Dezembro como é óbvio e o dobro dos carros andam nas ruas porque o 13.º mês ajudou a encher os depósitos de combustível que há meses não atingiam o topo. O resultado só pode ser um - o caos no trânsito em Lisboa!

Depois de um serão na 745 e uma média na 742, eis que a escala ditaria uma 5ª e 6ª feira na 794 que há muito não fazia, mas que não me deixava saudades algumas. O horário da carreira já não era famoso antes das obras na Praça do Comércio e agora muito menos. Os atrasos são constantes e nem os novos Volvos B7R são suficientes para ultrapassar essas barreiras.

Mas proponho agora ao leitor deste blog que deixemos o caos de hoje na 794 de parte e convido a sentar-se em frente ao computador, imaginando que á sua frente está um volante e uma série de botões, uma consola SAEIP e uma máquina de vender bilhetes. Para iniciar a viagem e sentir-se na pele de um motorista na cidade de Lisboa, basta clicar no «play» e ver através do olhar do motorista como é feita uma viagem na 745, com os pedidos de paragem na última da hora, ou com cargas e descargas na via do BUS e muito mais...

Acelere a fundo e faça esta viagem a 300% em apenas 6 minutos e 50 segundos.

Boa viagem!




n.d.r.: Video gravado através de um telemóvel colocado ao lado da chapa da carreira junto ao para-brisas frontal, durante uma viagem na 745, não interferindo com a condução nem com a prestação de um serviço público de qualidade.

14 comentários:

Vasco Lopes disse...

Grande ideia, Rafael! Adorei a música e sobretudo os comentários. Menos de 7 min. do Comércio à Av. do Brasil, pá! E sem bater! És um profissional, parabéns!
Faz mais destes noutras carreiras que vale a pena.

Abraço.

Vasco Lopes

Rafael Santos disse...

Diz lá que se fosse assim na realidade, a Carris não era das melhores empresas na velocidade comercial....

Obviamente que só foi possível através da edição do video a 300%, porque recordo-me que essa viagem durou de Santa Apolónia ao Prior Velho, cerca de 45 minutos +/-...

Abraço,

Rafael Santos

Condutor do TXXI disse...

Videos na 106 é que era, para as pessoas verem o que é aquilo, ou na 794 ou 17 em dia de feira nas galinheiras.

Abraço e continua a fazer filmes das viagens.

Paulo Ribeiro disse...

Parabéns pelo vídeo, vistas as coisas assim a condução até parece divertida. ;)

cristiano disse...

Rafael tá muito fixe!!
Parabéns...

motorista disse...

Ena pá!! Andamos a copiar ideias de colegas de outras empresas ;)

CR 35 disse...

Rafael,Povo ! eu a pensar que ficava a conhecer todo o trajecto da 745! fica para a próxima.Espero que tenhas mandado uma cópia para os senhores que reclamam as vias com o limite máximo de 30KM á hora, as aberrações de passadeiras elevadas que danificam as suspensões dos veículos motorizados e que segundo o código da estrada serão provisórias durante as obras efectuadas nas vias e que as substituam por semáforos com redução de velocidade por radar porque as carreiras assim ficam com horários como nas localidades, hora a hora . A PSP do trânsito tem que ser mais formadora em relação aos automobilistas e não aplicar coimas aos mesmos por pequenas infracções e aplicar coimas aos peões filiados nos 30km á hora que teimam em passar fora das passadeiras e sem olhar para os lados nas mesmas como se fossem passsadeiras vermelhas para desfilarem uma marca qualquer de acessórios ,proponho que este pequeno video seja aplicado na formação de peões de modo a rectificarem o seu comportamento nas vias porque até agora o povo peão nunca foi molestado com as ditas coimas por parte das autoridades,reclamem um magalhães mais avançado ao Sócrates para poderem deixar de fazerem perguntas com toda a informação dísponivel nas paragens "passa no aeroporto?"FELIZ NATAL do CR35 para o Rafael e todos os seguidores do blog ,e boas viagens a bordo dos veículos da CCFL.

Condutor do TXXI disse...

Um motorista da Rodoviaria de Lisboa filmou uma viagem à Quinta da Fonte em dia de rusga: http://www.youtube.com/watch?v=15B4I8G5sLw

Rafael Santos disse...

motorista,

Andamos?! Só hoje vi um semelhante gravado na Quinda da fonte e referido aqui por um leitor do blog, mas se não lhe agrada a ideia por ser cópia como diz, tem um remédio... Não vizualizar.

Agradeço no entanto a sua visita e o seu comentário.

Boas viagens e Bom natal para todos

nuno disse...

Caro colega grande ideia essa de filmar uma viagem atraves de um telemóvel. Muito boa mesmo!
abraço Nuno(Pontinha)

P.S.SRMOTORISTA DA RL: Na Carris não sa gravam coisas tristes. Contam-se Histórias do dia-a-dia. Isto porque de tristezas ja estamos fartos!

helder reis (semi) 22 disse...

Sempre a queimar gasóleo eheheheheeh

Condutor do TXXI disse...

Nuno, ninguem nos diz que o Motorista que aqui deixou um comentário seja da RL.


Motorista, mesmo que um colega copie outro na filmagem de percursos, que mal isso tem? Tira protagonismo ao primeiro? Não me parece!
Pelo comentário do Rafael, parece que nunca tinha visto videos doutros colegas de profissão doutras empresas.
Na net, já vi filmagens de motoristas de autocarro da Carris, RL, Vimeca, videos de motoristas alemães, brasileiros, peruanos, de motoristas de camião portugueses e estrangeiros, etc...
É preciso é bons filmes, quem não gostar não os veja.


O meu apoio a quem faz filmes ao volante sem comprometer a qualidade do serviço que presta aos clientes.
Espero que façam filmes e os publiquem na net.

Cumprimentos meus a todos os motoristas de todas as empresas e de todos os tipos de veiculo.

Rafael Santos disse...

Boas,

Dando por encerrado este tema das cópias ou não dos videos, apenas esclarecer que o meu objectivo foi unico e exclusivamente dar a conhecer um pouco o que é conduzir um transporte público e as suas dificuldades numa cidade como Lisboa.

Como já referi, não conhecia o video da RL e confesso que embora noutro contexto, até estava engraçado, contudo a minha ideia era apenas, numa primeira fase mostrar uma carreira suburbana e posteriormente uma carreira de bairro como é o caso da 35, que como sabem é a que mais gosto de fazer.

Assim sendo, muito em breve será publicado o da carreira 35 e que será o último deste ano :)

A todos, apenas reforçar os votos de um Feliz Natal!

cristiano disse...

"sÓ mais a 35" Rafael põe mais, muito mais, e por falar nisso os vídeos dos eléctricos!?

Translate