quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Em véspera de Natal na 742, restou o saco do bolo...

Este era um dos dias mais aguardados, sobretudo para os mais novos, que aguardam sempre pela noite em que desvendam o que se esconde por dentro dos presentes que há alguns dias estão junto à árvore de Natal. A meio da tarde, a azáfama habitual do 24 de Dezembro na capital...

Carros em segunda fila nas principais artérias da cidade, nomeadamente onde há um grande número de pastelarias (ex: R.Morais Soares, Campolide - foto), que nestes dias, ocupam todas as suas mesas com tabuleiros recheados de Bolos Rei, Filhós, Sonhos, Rabanadas, enfim, todos aqueles doces que compõem uma mesa de Natal e que contribuem para o aumento do colesterol.

Pela porta do autocarro, entraram poucos passageiros, mas a maioria, com caixas de bolos, garrafas e uma pressa enorme para chegar a casa. E no meio de tanta caixa e sacos, e já com mais uma viagem completa para o Polo Universitário da Ajuda, fiz a habitual revista ao carro e junto a uma cadeira, vi um saco que parecia ter ficado esquecido por alguém...

Dentro do saco estava, uma embalagem de um Bolo Rei, e se os ratinhos do meu estômago davam já pulos de alegria, festejando um lanche mais natalício, de imediato ficou desfeita a festa, depois dos meus olhos verem que era apenas a embalagem do Bolo, e que de Bolo não tinha restado nada.

Confesso que até estranhava se alguém tivesse esquecido ali o bolo, que é «rei» nesta noite de Natal. Aquilo que ali tinha ficado era mesmo o resultado de alguém que julgou aquele lugar, como sendo o caixote do lixo, lá de casa!
Bolos à parte, o resto do serviço, fez-se com muitos poucos passageiros, depois das 17h30 aproximadamente, e posso até dizer que na viagem das 18h48 para a Ajuda, apenas transportei 4 passageiros e poucos mais eram os que se transportavam em cada autocarro ou eléctrico com que me cruzei.

Já com o relógio a bater as 20h00, Lisboa ficou mesmo deserta. As luzes que vinham do interior das janelas dos prédios, provavam uma vez mais que nesta noite ninguém sai de casa, porque é das poucas em que as famílias se juntam. Talvez por isso, os transportes de Coimbra (smtuc) e do Porto (stcp), tenham ordenado a recolha de todos os autocarros ás 21h e 22h respectivamente.

Bem e agora está na hora de eu também comer o bacalhau cozido, como manda a tradição e conviver com a família que fez questão de esperar por mim, para jantar. A todos resta-me desejar um Feliz Natal!

Boas festas!

7 comentários:

CR 35 disse...

Rafael! conseguiste comer o bacalhau e as couves a horas pela brasa com que passaste por mim na Praça do Chile!è pena o cidadão da embalagem do bolo-rei não te ter deixado ao menos uma fatia mas se calhar o coitado não tinha um vinho do Porto para acompanhar o dito !a mim o fernandinho rendeu-me a horas e ainda me ofereceu uma pequena embalagem que depois em casa verifiquei conter uma fatia dourada !Continuação da jantarada em boas companhias e cuidado com um velho barrigudo e barbudo que anda a entrar pelas chaminés a distribuir sacos (não são os do LIDL)com material adquirido nas lojas do Martim Moniz.Um abraço

helder reis (semi) 22 disse...

Feliz Natal para ti também Rafael, daqui, um abraço...

Angelo disse...

Feliz Natal também para ti!

Rui disse...

Não contaste a historia mais interessante nesse dia... a do maçarico da 742 e o do electrico que entupiram a Boa Hora,quando todos queriam ir para casa celebrar o natal... Congestionamento nunca antes visto por aquelas bandas...

Rafael Santos disse...

Caro Rui,

Creio que não ficaria nada bem estar a trazer para a praça pública o erro de um colega que tem poucos meses de carris e que como todos os outros quando entraram, tem o direito de errar e de ser corrigido, que foi o que tentei fazer, com a ajuda na manobra.

Aposto que nunca mais fará o mesmo porque como se costuma dizer, aprende-se com os erros e já que o eléctrico não se desvia, é o autocarro que tem de se desviar e isso ele já deve ter percebido.

E já que falaste no assunto, aqui fica um á parte: Se não fosse eu ainda lá estavam todos agora!

Anónimo disse...

gabarolas... se nao fosse a motorista do electrico a fazer uma manobra, nunca antes feita por outro naquelas situaçao, o autocarro nem para a frente tinha ido para poder depois fazer a manobra para traz...
depois tinham que vir ao meu talho comprar bifinhos de peru para comer na consoada... hehehe.. abraços

Anónimo disse...

tambem naquele espelho não se vê nada por isso é normal isso acontecer.

Translate