segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Menos um carro... melhor ambiente!

Já imaginou a nossa cidade como está na foto? Autocarros, Eléctricos e Bicicletas. Esta imagem foi retirada este sábado na Baixa de Lisboa e é a imagem que se pretende para ajudar a cuidar do ambiente e nesse sentido, a Carris lança esta terça-feira o projecto «Menos Um Carro», um projecto que se traduz num Movimento a favor de uma mobilidade mais sustentável. Segundo o site oficial do movimento, «O objectivo consiste em convidar cada pessoa a repensar a necessidade de utilização de viatura particular na cidade, dadas as alternativas e argumentos assentes na sustentabilidade.
Cada um deverá desejar ser Menos Um Carro! Porque é um Ser mais consciente. Mais cívico.


A ideia nasce na Carris, empresa de transporte colectivo de passageiros que serve a Grande Lisboa, e intui uma sinergia de esforços, articulando o empenho de diferentes entidades, no sentido do alerta e da sensibilização para a mudança de atitudes e comportamentos no que respeita à realidade do tema.

Neste sentido, é criado este ponto de encontro online onde pode aceder a toda a informação no sentido de conhecer o porquê da urgência de uma mudança e perceber quais os reais benefícios em optar por uma mobilidade mais sustentável, quer seja do ponto de vista ambiental, do social, como do económico.»

Como lisboeta que sou quero respirar um ar cada vez melhor nesta cidade. Como motorista da Carris sinto também, que cada vez mais, os transportes têem a sua vida dificultada pelo excesso de carros que diariamente circulam na cidade e nesse sentido já me associei a este movimento, através do site http://www.menosumcarro.pt/ e já calculei o meu Indíce de Mobilidade Sustentável cujo resultado foi:

"O Seu IMS é de: 80
Já está sensibilizado e toma medidas concretas que tornam a sua mobilidade mais sustentável.Está de parabéns e deve continuar a progredir no sentido da máxima mobilidade sustentável possível.Obrigada pelo seu contributo positivo.Contamos consigo para passar a palavra a quem lhe está próximo.Juntos somos mais fortes, e fazemos TODA a diferença. "



Adira você também e calcule o seu IMS. Boas visitas e Boas Viagens!

Foto: Rafael Santos / Video: Menosumcarro.pt

5 comentários:

equipier disse...

IMS de 61.2 heheheh

Condutor do TXXI disse...

Vejam o 1º comentario e a sua continuação duma passageira da Carris. Acho que conheço esta conversa do dia-a-dia nos autocarros! http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=7142A28E-C7DC-45D2-B03E-1AF52280B09E&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010


O dinheiro dos passes! LOOOL se ela soubesse que o que paga só chega para substituir faróis fundidos!

Anónimo disse...

O que eu gostava de ver um dia, era o centro de Lisboa livre de carros de passagem, eliminar o estacionamento à superfície (excepto cargas e descargas), e só dar lugar a transportes públicos e turísticos, bicicletas e outros.

Para quem trabalhasse no centro teria que deixar o carro na periferia em grandes parques de estacionamento para o efeito.

Mas isso implica revolucionar as mentalidades e atitudes, e eliminar alguns "lobbys".

Andre Bravo Ferreira disse...

Era bom que a cidade fosse assim. Já agora "O seu IMS é de: 65.6".

Grande abraço.

Paulo Ribeiro disse...

O problema que esse comentário refere, no CM, é real.
Mesmo que a referência aos passes seja sem nexo, é mais em tom de desabafo.
A verdade é que em vez de menos carros, o que devia haver era mais autocarros.
Andar de transportes é uma solução mais barata, mas eu que ando todos os dias de transportes, tenho plena noção que demoro pelo menos o dobro do tempo na maioria dos trajectos. E com menor conforto.
E muitas vezes vão cheios, ou sem ar condicionado, ou com opções sem sentido para os utilizadores.

Translate