quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Sim, já é de 15 em 15!", Entendidos?

Ainda a semana não terminou e aposto que a frase que mais repeti esta semana foi precisamente a que está no título deste post. A carreira 79 até é uma das que se faz bem, mas quando calha na escala duas vezes numa semana... é dose. Nem sei como há quem goste de por lá andar todos os dias. Há dias que passam num ápice e outros há, que demoram eternidades a passar. Na terça-feira (08/09/09) foi um daqueles dias que nunca mais se via «o fim ao tacho» como se costuma dizer, mas hoje até passou bem rápido, embora tivesse de fazer á mesma as 14 viagens á volta dos Olivais.

Na terça-feira já muitos haviam perguntado se a carreira já tinha voltado ao horário habitual de 15 em 15 minutos, e apesar das caras serem quase sempre as mesmas todos os dias, hoje que é quinta-feira, mais uma quantidade de perguntas e todas iguais... «Já é de 15 em 15 sr.motorista?»... É, e já desde segunda-feira.

Depois a pergunta gera sempre conversa no autocarro. uns porque não entendem o porquê de horários férias escolares e dizem que «aqui só anda a 3.ª idade», e outros dizem que «já foi um bónus terem posto o autocarro aos sábados á tarde e domingos». Há também aqueles do tipo um senhor que entrou a meio da tarde na Encarnação e me disse que «não se compreende o porquê da carreira não ir à Quinta do Morgado», mas não se pode agradar a todos. Entretanto e já perto do final do dia, eis que entra uma senhora e ao abrir da porta, lá deu início a um diálogo de conversas curtas.

Passageira ao entrar: «Já é de 15 em 15 minutos ou ainda é de meia em meia?»
Motorista: «Boa Tarde, antes de mais...»
Passageira: «Já é de 15 em 15?»
Motorista: «Boa Tarde!...»

A Passageira hesita por instantes, cala-se e opta por sentar-se, dando preferência por, não ficar a saber a frequência do autocarro que é a habitual naquela carreira, do que dizer boa tarde ao motorista e então ter uma resposta. Já sentada, lá chegou a uma conclusão e comentou com a vizinha da cadeira do lado que «ele (que era eu) queria que eu tivesse dito boa tarde, mas como não disse, esperava que eu dissesse. Mas também não vou dizer porque ás vezes dizemos e não respondem». Lá está aquela ideia que comportamento gera comportamento e a prova que a educação afinal nem sempre vem de cima.

Imagem: Horário da carreira 79, disponível em www.carris.pt

4 comentários:

André Bravo Ferreira disse...

Raio partam pá!! Se dizem boa tarde é porque dizem, se não dizem é porque não dizem, bolas!

Nem que falem apenas aos que sabem que vão responder.
Não se pode agradar a Gregos e Troianos.

Grande abraço.

André Bravo Ferreira

Anónimo disse...

o pior é quando nós respondemos boa tarde e o passageiro é surdo, ou faz-se surdo, para depois ter que dizer, ou seja falar mal do motorista... que é mal educado não disse boa tarde.

RV disse...

XD

Eu como passageiro lá vou dizendo bom dia, boa tarde e boa noite... Umas vezes respondem, outras não...

E outras esqueço-me eu, mas se me disserem bom dia, eu retribuo...

A boa educação é coisa fora de moda, já ninguém usa disso.

XD Continuação de bom blog XD

André Bravo Ferreira disse...

Costumo sempre dizer, há motoristas que respondem outros não mas ninguem é perfeito.

Numa vez no 706 num espaço de 2h apanhei o mesmo tripulante 3 vezes, disse-lhe sempre "Boa tarde" nunca me respondeu. E esta hein?

Grande abraço.

André Bravo Ferreira

Translate