terça-feira, 15 de setembro de 2009

Off Topic: Uma sugestão que nos chega da Rep.Checa

Há uns anos atrás (em 2005), o fotógrafo checo René Kubášek, realizou um projecto intitulado «Praga e Lisboa aos olhos dos Guarda-Freios», com fotos dos homens e mulheres que conduzem os transportes com mais simbolismo em ambas as capitais europeias. Agora o checo está de volta a Lisboa e com um outro olhar... «Praga e Lisboa aos Olhos dos Mestres do Rio» é o projecto que o faz regressar a Lisboa e que mostra o dia-a-dia dos comandantes dos cacilheiros que ligam as duas margens dos rios que banham Lisboa e Praga.

A exposição decorre desde do dia 9 de Setembro e está patente até dia 17 de Novembro e retrata através do olhar de René Kubášek, o Tejo e Vltava que "são diariamente percorridos pelos habitantes e visitantes num misto de rotina diária e lazer. Contudo o que a René Kubášek interessa registar é como serão vistas e vividas estas cidades aos olhos dos mestres do rio, capitães dos cacilheiros que todos os dias nos transportam de uma para outra margem. Encontramos nestas fotografias uma (possível) representação das vivências de quem já percorreu milhares de vezes estes rios mas que considera, nas palavras dos próprios mestres, que a vista que se avista dos barcos nunca é um «lugar comum». Através do olhar e sensibilidade artísticas de René Kubášek, do seu enquadramento da realidade, da re-criação de vistas sobre estas cidades e estes rios encontramos as memórias registadas por Kubášek nas inúmeras travessias e conversas mantidas com os mestres dos rios", diz o site da Galeria das Salgadeiras.
Sem dúvida uma exposição a não perder, cujo a inauguração oficial será no próximo dia 19 para a qual fui convidado, mas que por estar de serviço, não vou poder estar presente. Logo que possa irei visitar a exposição deste amigo checo a quem agradeço o convite com esta publicação.

5 comentários:

André Bravo Ferreira disse...

Talvez por ser hora tardia mas acho que não li o sitio da exposição mas onde é a exposição?
Fiz o download da outra exposição mas amanha com calma vejo, hoje já não são horas.

Grande abraço.

André Bravo Ferreira

Rafael Santos disse...

Os locais da exposição são dois e estão bem visíveis no cartaz andre... ai ai ai...

André Bravo Ferreira disse...

Vim tão cansado ontem que nem reparei nisso. Obrigado Rafael

Grande abraço.

Anónimo disse...

são bem visíveis com a ajuda de uma lupa... (ou será que já estou a precisar de óculos)

mas pelo que li esta no terminal fluvial do cais do sodré de 19 de Setembro a 17 de Novembro

JC Duarte disse...

Fica o agradecimento pelas crónicas e pela exposição, que conto ir ver.

Translate