terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tarde "israelita"na 22 onde nem os novos escaparam...

Quando o calor "aperta" nota-se logo... E engana-se quem pensa que só se dá conta com o transpirar das camisolas ou o suor a escorrer na cara! Nota-se também na forma de estar e de agir das pessoas. Ficam mais impacientes e revoltadas e só mesmo o melhor ar condicionado faz acalmar os ânimos, porque em dias como o de hoje, os 5 minutos de espera pelo autocarro parecem ser 20 ou até mais...

Depois da bateria de exames médicos de rotina pela manhã, ainda na estação da Musgueira, tinha a saída de uma chapa da carreira 22, marcada para as 15h19 e mal saí do posto médico da estação, a vontade era só uma: voltar a entrar, porque o bafo de calor era tão grande que cortava a respiração.

Mas como serviço é serviço, toca de ver qual o autocarro atribuído e rumar até ao parque, ligar o motor do 1622, ligar rapidamente o Ar Condicionado (funcionava!) e arrefecer um autocarro que estava á torreira do Sol. Não foi fácil e só no Marquês se conseguia ter uma temperatura ambiente agradável. Bem, pela frente tinha então 4 idas á Portela.

E se Agosto é um mês calmo na cidade, no que ao trânsito diz respeito, já as histórias essas não tiram férias e hoje, depois de ter visto novamente a tal senhora que dias antes tinha ficado surpreendida com o Casalinho da Ajuda, eis que entrou uma outra ali para os lados do Aeroporto com destino á Portela.

Chegados á Portela, a senhora questiona-me se iria demorar muito a partir para o Marquês de Pombal... «É que eu moro do lado oposto, sabe?!», dizia-me. "Pois agora para o Marquês, parto dentro de 10 minutos", disse-lhe. E se numa primeira reacção parecia ter acabado de perder mais uma aposta no Euromilhões, já numa segunda reacção lá disse que «Também precisam descansar os senhores... Conduzir essa gente toda é dose!» e de um momento para o outro já estava a analisar as novas aquisições da Carris - os Articulados da 28.

«É que nem o 28 aparece com aqueles carros novos que não prestam para nada. Aqueles bancos enormes e mais lugar para viajar de pé do que sentada...», e ainda questionei "então acha que eram melhores os outros? Tinham dois degraus altíssimos, um calor infernal porque não tinham ar condicionado... E estes novos até avisa as paragens e deitam aroma pelas viagens..." e nem tempo me deu para respirar, quando já me estava a responder: «Aquilo!? Deus me livre. Eu conheço bem o seu administrador e até já lhe disse que aqueles autocarros eram uma vergonha. Bem também não duram muito tempo, porque para os que aqui se transportam o melhor mesmo eram carroças. Ainda no outro dia os vi já todos riscados com canetas e rasgados e nem um ano têm... Até os de Israel são mais bem estimados...» (foto: autocarro israelita - Agencia Corbis)

E acrescentou: «Ainda há dias tive reunião com o seu administrador, porque também sou administradora na ANA, e não tive medo de lhe dizer... Até um colega seu que já em conhece, me pediu há dias [«já que tem influência com o administrador, peça lá para tirar as lombas ali da parte de cima porque dá cabo dos carros...»], mas claro que não lhe disse porque se lá está uma escola tem de ser assim...», e já eu tentava levar a conversa mais para a brincadeira porque acho imensa piada quando me vêem dizer que conhecem o Administrador da Carris, como se eu não conhecesse.

Conversa puxa conversa e a certa altura já me dizia que preferia esperar os 10 minutos, do que ir a pé, porque todos os dias acordava cedo para passar pelo ginásio antes de ir para o trabalho «enquanto muitos dormem...», pois é verdade, mas "olhe e eu muitas das vezes acordo ainda mais cedo para que a senhora e outras que fazem o mesmo possam apanhar o autocarro...", e lá concordou: «Pois eu sei bem que não é muito fácil, ainda mais com a gente que atura que se fosse na minha terra já tinham os pulsos cortados. Ali sim há respeito. Aqui não, é tudo á balda. Graças a Deus que não nasci cá...», dizia-me com toda a garra e patriotismo, e já eu me questionava, mas afinal qual o seu pais?

«O meu país é Israel e lá há respeito... há regras. Aqui o melhor eram carroças», e lá terminei um diálogo que já me tinha colocado inúmeras questões. O porquê de estar em Portugal se Israel é melhor.... O porquê de tanto fanatismo, quando todos sabem que a estabilidade em Israel já é coisa do passado...O porquê do colega ter pedido para tirar as lombas da Portela, quando eu pediria coisas bem mais importantes e o porquê de haver sempre alguém que acaba por marcar o nosso dia de trabalho.

Assim se passa um dia de trabalho. A semana já lá vai. Agora venham as folgas que já fazem falta:)
Boas Viagens!
[Nota de Redacção: Todas as declarações estão entre "«...»" e são da respectiva responsabilidade dos seus autores e intervenientes]

4 comentários:

CR 35 disse...

Rafael,como é que uma admnistradora(invulgar)que anda de autocarro e não de carroça, porque seria assim o tranporte público em Lisboa não vai á feira da Malveira e adquire algumas carroças e éguas para fazer circular em carreiras tipo 17,108,22,742 e porque não na 22 seria típico e o pessoal agradece.Um abraço do Roger (O lisbon storys já está em DVD só quando for trabalhar é que o vês)

Rafael Santos disse...

grande Roger nao falhas pa...
Se visses a figura ate te rias. Bem fico a aguardar pelo lisbon Story q desde ja agradeço.:)

El Tijon disse...

Os administradores principalmente as administradoras de qualquer coisa andam sempre de mercedes ou bmw e nao nos transportes publicos grande peta que ela te pregou e tu engoliste

so fã do saramago nao uso pontuaçao

Anónimo disse...

Então se fossem carroças na 17, 108, 745 e 742, ebntão no 106 seriam os Volvo B10L CNG de 2001 que faziam a carreira apesar do ar condicionado que ás vezes avaria e faz o efeito fritadeira que se vê na cª 718.

Translate