sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sugestão do Tripulante: Fim-de-semana "eléctrico"

Já não é novidade nenhuma a minha "paixão" pelos eléctricos de Lisboa, um transporte com mais de 100 anos de história e que tem ultrapassado gerações. Mas para não parecer suspeito, até porque podem pensar que estou a puxar a brasa à minha sardinha, como diz o ditado, a sugestão desta semana recai sobre o n.º 100 da revista semanal «TimeOut» e que lhe mostra tudo o que há para fazer em Lisboa.

Esta semana a capa sugere as "100 portas de Lisboa onde é obrigatório entrar (pelo menos uma vez na vida)". Ao folhear a revista, deparei-me com algumas em que já entrei, outras que desconhecia e outras que aprovo a respectiva referência. São elas a do Elevador de Santa Justa que «se lhe chamar-mos a nossa Torre Eiffel, saímos a perder. Mas se virmos as filas de turistas que lá se juntam em Agosto, até parece. E estamos capazes de apostar que nove em cada dez lisboetas nunca subiram até lá acima, e isso é imperdoável. Por uma vez, compre o bilhete e suba. Veja os pormenores de ferro arquitectados por Mesnier du Ponsard, um aprendiz de Gustave Eiffel. São só 45 metros de altura, mas são bonitos», e quem o diz é a Time Out.
Mas se tem medo alturas, a Time Out sugere também a porta do Ascensor da Bica que recentemente celebrou 117 anos de vida. Diz a revista que «toda a gente já o viu de cima, do Calhariz, e muito provavelmente até já o fotografou. Mas na ponta do Elevador da Bica é assim, com uma entrada resguardada que pertence a um prédio setecentista cujo átrio foi aberto para este fim. Para além da vista do rio que se tem ao subir a Rua da Bica, todo o cenário é pitoresco, e não admira que muitos filmes já tenham sido rodados aqui, quase desde que o ascensor começou a funcionar, em 1892» e quem o diz é a Time Out, não sou eu.

Contudo se acha que dois minutos de viagem é muito pouco, siga então a terceira sugestão, que é entrar na porta do Eléctrico da carreira 28, mas cuidado com os carteiristas. A Time Out diz que estas portas «abrem e fecham, pela frente e por trás, dos Prazeres até à Graça [mas vai até ao M.Moniz], e não há notícia de algum dia se terem queixado de quem as atravessa. São como o eléctrico que servem: pau para toda a obra, populares e democráticas, abertas a lisboetas apressados, turistas aos magotes, velhotas com sacos das compras, meninos e meninas. Brancas por cima, amarelas por baixo, velhas e relhas como Lisboa. Numa paragem perto de si, as portas do eléctrico 28», sugere a revista semanal.


Para além destas sugestões tem também o Ascensor da Glória e os eléctricos 12, 15, 18 (regressa na 2ª feira ao activo) e 25. São todas elas boas razões para ter um dia diferente «ligado à corrente». Faça bem os seus planos e Boas viagens.

8 comentários:

Alfacinha disse...

boa viagem ao entrar o electrico irá saber bem e andar com ele é mágico.

Anónimo disse...

uma coisa é verdade os portugueses incluindo os lisboetas conhecem muito mal a sua cidade, ( esperam sempre q os motoristas da carris conheçam as ruas todas ), mas depois gabam-se que já tiveram em paris e mais não sei onde e blá blá blá,somos todos assim, fazer o quê? 1º conhecessem o seu país minimamente e depois então conhecessem outros locais fora deste. já agora, os funcionários da carris e seus familiares podem "viajar" no elevador de santa justa á borlix? sabes? fica bem

Rafael Santos disse...

Anónimo,

Podem viajar desde que levem os seus LisboaViva, :) entendido?

Abraço

Bruno Pedroso disse...

É por estas e por outras que deiva existir ainda as carreiras 17 e 24 no mínimos dos minimos ou até a 20. Mas pronto, políticas bizarras da Carris e da câmara na altura, por pouco não ia acontecendo o mesmo com o 18.

Rafael Santos disse...

Completamente de acordo caro Bruno Pedroso

APS disse...

Caro Rafael Santos

Desculpe a minha curiosidade.
Gostava de saber se a "bandeira" desse eléctrico está correcta.
Penso tratar-se de um L. e se assim for será que quer dizer:(Luís) ou (Largo). O Largo já não existe o correcto seria Praça. Também poderá ser um I. (não consigo visualizar bem) de Itinerário, será?
Um abraço
APS

Rafael Santos disse...

Caro APS,

É mesmo Largo Camões. Visto que as bandeiras já são antigas :)

Um abraço

Bruno Pedroso disse...

Uma curiosidade é que algumas delas, umas excepçõezinhas, têm o dístico: "Est. Stª. Apolónia".

Translate