segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Menu do Dia: Ovo estrelado à 742

E quando se pensa que já ouvimos tudo o que havia para se ouvir fora do normal, eis que surge mais uma frase completamente "alucinante" de alguém que decidiu marcar este meu dia de trabalho na 742. O calor abrandou e de repente aparece alguém com um frio tremendo que ao entrar no autocarro, logo repara que um barulho lhe faz lembrar o funcionamento do ar condicionado, mas que afinal não é. Era apenas a ventilação.

A senhora em questão, é cliente habitual da 742 e fazia-se acompanhar da sua filha como é normal. O que não era normal era não trazer uma máscara na cara para prevenir a Gripe A, porque já na semana anterior as tinha transportado duas vezes e numa desses vezes, tinham-me dito que era para se prevenirem, antes que ela (a gripe) atacasse. A filha essa, não faltou á chamada e lá entrou com a máscara na cara. No interior encontram uma amiga e conversa para aqui conversa para aqui, lá se foi parar à Gripe A.

Não é que eu estivesse muito interessado em ouvir as suas conversas, porque até era tudo bastante dramático, mas uma delas com idade mais avançada, obrigava as outras a falarem mais alto, o que obrigatoriamente tive de ouvir. A dona Luísa (que já se encontrava no autocarro quando as outras entraram), ficou espantada pela filha trazer uma máscara na cara e interrogou a mãe, já que a filha sofre de um atraso mental. A mãe lá lhe explicou que era para prevenir a Gripe A, aquilo «que toda a gente não liga, porque pensam que calha só aos outros. É um perigo andar na rua!», dizia.

O autocarro não parava e rapidamente chegou ao El Corte Inglês, onde a dona Luísa se despediu, dando o lugar à mãe da jovem com a máscara que já se encontrava sentada. Pensava eu [finalmente já saiu e já há sossego... Já não podia ouvir aquelas alminhas a falar que mais pareciam estar a gritar...], mas a mãe da moça, então sentada no lugar onde vinha a dona Luísa, sai-se com esta: «Bolas a dona Luisa deixou a cadeira a ferver... Isto é um perigo. Não gosto nada destas coisas....», comentava.

«Até parece que andou aqui a fritar um Ovo Estrelado! Credo!», bocejava. E eu já com uma vontade enorme para me rir, mas limitei-me a pegar num papel e a escrever o que tinha acabado de ouvir para não me esquecer de aqui relatar, até porque tudo se passava ali na frente na cadeira junto à porta da entrada. O certo é que esta não será certamente a coisa mais estranha que irei ouvir nesta profissão, porque depois disto, tudo pode mesmo acontecer. Se no fim-de-semana na 720 mais parecia uma praça com a gritaria, hoje cheguei mesmo a imaginar-me a conduzir um restaurante ambulante, cujo a especialidade seria o então «ovo estrelado à 742»...

Amanhã há mais...

Boas viagens!

2 comentários:

Ana Paula disse...

Um restaurante sobre rodas era capaz de ter sucesso! Não é a primeira, nem será a última vez que como em transportes públicos :D

Anónimo disse...

Um restaurante ambulante já sabemos que é, mas também é o "camião do lixo", porque serve para largar todo o tipo de resíduos que os clientes não querem levar com eles. Melhor do que um ovo estrelado, foi uma vez na Ajuda, entrou um senhor que ao fim de um tempo, foi ter comigo e pediu para eu desligar o AC, pois o mesmo faria com que o frango assado que transportava num saco para o almoço ficasse frio, isto num dia de 34ºC. É claro, a minha resposta foi, "Não há problema, o senhor distribui o franguinho pelos restantes passageiros assim como pelo Sr. Motorista, cujo o serviço de hoje não o vai deixar tempo para almoçar e assim o frango não corre o risco de esfriar".

Abraço,
Sérgio

Translate