segunda-feira, 3 de agosto de 2009

"Bracara Augusta"

Aproveitando a parte final das férias, decidi conhecer a cidade de Braga - a mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa - e revi Guimarães. A cidade de Braga é a capital do distrito do Minho. Situada a cerca de 306 Kms de Lisboa, aquela que outrora foi chamada de Bracara Augusta e que tinha ligação com Roma por via romana é hoje uma cidade cheia de história, onde a igreja marca uma presença bastante forte.

A arte sacra está presente em quase todas as ruas da cidade, quer seja através das suas lojas específicas ou das muitas igrejas que se podem encontrar. Há também palácios como o dos Biscainhos com peças de séculos passados e que nos reportam a outros tempos. A cidade não é muito grande e dois dias bastam para conhecê-la. A gastronomia é boa, ou não estivesse ela no Minho, na zona norte do país.

Embora seja uma cidade jovem e cheia de história, Braga aposta pouco no Turismo, e se pretende visitar a cidade o melhor mesmo é obter informações na Internet, porque o Posto de Turismo nem sempre é a melhor opção. A rede de transportes é confusa, sobretudo para quem visita a cidade, onde nem mapas são disponibilizados, com excepção feita ao serviço da CarrisTur, que disponibiliza em Quiosques, lojas e hotéis, um mapa do seu percurso e os principais pontos de interesse.

Mas ainda assim, vale a pena visitar Braga, por isso se vai de férias e não sabe onde ir, visite o Minho, onde será certamente bem recebido e onde poderá desfrutar de uma das melhores gastronomias portuguesas. Neste campo, posso sugerir o Restaurante "O Alexandre" que fica próximo do Arco, no final da Rua do Souto.

Não deixe ainda de visitar o Santuário do Bom Jesus. O Bracara Tour leva-o até lá. Depois só tem de optar: Ou soube os 670 degraus ou apanha a boleia do Ascensor movido a contra-peso de água. No topo além dos jardins e da vista sobre a cidade pode ainda visitar a Igreja do Bom Jesus.

Aqui ficam algumas imagens da minha passagem por Braga:


Boas Férias e Boas viagens!

2 comentários:

André Bravo Ferreira disse...

A cidade de Braga é de facto lindíssima, merece ser vista, tal como a zona Norte toda.

Não sei se fizeste esse pequeno "teste" mas ao pé do Bom Jesus ha uma descida em que metendo o carro em ponto começa a subir!! Vá-se lá saber porquê.

Guimarães, cidade berço, é outra maravilha portuguesa.

Faz-me confusão as pessoas fazerem férias no estrangeiro quando temos um país lindo.

Já vou longo :-)

Grande Abraço.

André João Ferreira

Unknown disse...

Só faltou o Sameiro

Translate