domingo, 16 de agosto de 2009

718: Depois da Yorn, eis os Insólitos Carris

Há situações que nos ficam na retina, mas outras há que ficam gravadas para sempre. Há também aquelas que nos fazem recuar ao passado, como aconteceu esta manhã na paragem da Avenida Afonso III, quando efectuei mais uma abertura de portas depois de ter sido solicitado. Ia com destino ás Amoreiras na 718 e na paragem estava um senhor que em segundos fez-me recuar no tempo e lembrar-me da série de desenhos animados que costumava ver quando regressava da escola.

O lenço no pescoço era verde e o chapéu era branco. Em jeito de gingão, subiu ao autocarro e mais rápido que a sua própria sombra, diz-me que o seu Lisboa Viva estava carregado mas que não passava nos validadores. Tinha o comprovativo como prova do pagamento do seu passe e eu tinha já no meu imaginário as correrias do cowboy que disparava mais rápido do que a própria sombra, e enfrentava em todas as suas aventuras o crime e a injustiça. Exactamente o "Lucky Luke".

Para bem dos restantes as pistolas «tinham» ficado em casa, mas as botas eram idênticas. E se este era, digamos, um cowboy á portuguesa, fazendo concorrência ao original Lucky Luke de origem franco-belga, que actuava no Oeste Americano, já a seguinte passageira que entrou imediatamente na paragem seguinte, poderia ser bem uma cowgirl, não pelo traje, mas pela forma como entrou e disparou uma catanada de palavras sobre o colega da frente(742) que a tinha visto na paragem e não tinha parado.

Perguntou-me inclusive se «não sabe o nome do seu colega que ali vai á frente?...», pois obviamente que a resposta era daquelas que nem precisava da ajuda do público, nem dos 50-50. Se soubesse o nome de todos os meus colegas, estaria prestes a entrar no guiness, mas também não lhe iria dizer, porque até apostava que não tinha feito sinal para parar (é o normal...), até porque naquela paragem em questão param duas carreiras, pelo que se dá sempre o benefício da dúvida que neste caso seria 718 ou 742.

E para terminar a manhã nada melhor que um diálogo do tipo:

Passageira: «Bom dia, passa onde tinham a vossa estação?»
Motorista: "Não sei a qual se refere, mas passa nas duas. Passo primeiro pela do A.Cego e termino nas Amoreiras..."
Passageira: «Exactamente é essa mesmo». (qual delas?)

A senhora em questão coloca os sacos de papel cuidadosamente sobre o primeiro banco disponível e permanece de pé junto á porta da frente.

Motorista: "Então e a senhora não vai querer sentar-se? É que ainda faltam umas paragens para lá chegar..."
Passageira: «Não posso, porque dói-me os ouvidos!»
Motorista: "Desculpe?!" (nem queria acreditar, mas antes que fosse atingido por uma gargalhada, que foi o que me deu vontade, lá perguntei de novo...)
Passageira: «É que está ali frio, por causa do ar condicionado e eu estou com dores nos ouvidos...»
Motorista: "Ahhhh, Então e se for apenas a ventilação, também faz mal? É que a senhora em pé não convém ir porque pode cair, já reparou..."

Resultado: Tive mesmo de desligar o AC, depois a ventilação e só assim se sentou. Parece insólito mas ás vezes acontece. «É mesmo difícil agradar a todos. Nem Deus agradou a todos quanto mais..», dizia um outro passageiro que assistia á conversa.

Amanhã há mais....

Boas Viagens!
Fotomontagem de Rafael Santos com foto de Pedro Almeida
Foto Ouvido: tudosobrepalntas.net

6 comentários:

APS disse...

Isto para se ser motorista na CARRIS, é necessário ter paciência de Santo.

Boa viagem!
Cumpts
APS

El Tejon disse...

Era mesmo eu que ia desligar o ac para a senhora ficar bem.. Tiveste foi sorte de nao haver mais ninguem a queixar se, de que nao tinha AC e estava com calor..

Anónimo disse...

A pergunta mais fixe que costumam fazer é se "para na próxima paragem?", diz lá que ainda não te fizeram esta pergunta!!

CR 35 disse...

Rafael,esta utente faz-me lembrar uma canção cantada pelo Fernando Pereira(humurista)...por amar a Manuela! e não ser correspondido dei um tiro no ouvido e fiquei a ouvir melhor!....claro que não aconselho a sra a fazê-lo mas coitado do ar condicionado que é o causador de todas as adversidades !


Boas viagens ROGER

Anónimo disse...

A carreira 718 usa as "fritadeiras", vulgarmente designadas quando o ar condicionado avaria. Eu fui num desses autocarros com o ar condicionado avariado, e quando bati no metal quase me queimei. Pena que foi na 718. Podia ter sido na cª 17.

João Lello disse...

Então na cª 718 com o ar condicionado avariado parece que vai "fritar" os passageiros de Chelas ás Amoreiras, passando por Saldanha e São Sebastião (junto ao El Corte Inglês) junto das cªs 742 e 746.

Translate