terça-feira, 28 de julho de 2009

Ó tempo volta p'ra trás...

Em tempo de férias nada melhor que descansar, passear e recuperar as forças despendidas em longas semanas de trabalho ao volante dos amarelos da Carris. Tudo apontava para uma viagem a Barcelona, mas imprevistos de última hora ditaram que ficasse por Lisboa. É as chamadas férias lá fora cá dentro.

Se tem coisas más, também tem coisas boas. Dá para conhecer melhor a nossa própria cidade que tantas vezes damos a conhecer a quem nos visita, e dá também para rever amigos de longa data e relembrar tempos que infelizmente já não voltam.

Recordam-se tempos de escola, ou brincadeiras na rua quando ainda nem sequer sonhava vir a conduzir autocarros. A bola era aquele brinquedo que não podia faltar no "páteo das cantigas" (ali a meio da Rua das Escolas Gerais), mas a minha preferência era mesmo o triciclo e mais tarde a bicicleta. O gosto da condução já vinha portanto desde criança.

Da escola para casa e de casa para a escola o caminho era feito na carreira 28, com os seus eléctricos da série 700. O chiar dos carris anunciavam chuva e o tilintar da campainha anunciava a aproximação do eléctrico que se queria apanhar para a Graça.

Símbolos de Lisboa ainda hoje, os eléctricos acabam por surgir nos postais, em t-shirts e até no cinema. Do português ao estrangeiro e recordo-me como se fosse hoje o dia em que as Escolas Gerais pararam para ver as gravações de algumas cenas do filme «Lisbon Story», isto em 1994. Infelizmente até hoje ainda não consegui ver esse filme, mas o trailler esse está espalhado pela net.

Já pesquisei sites, fnac's e outras lojas e em nenhuma tive a sorte de encontrar o DVD. E só dá mesmo vontade de dizer «Ó tempo volta p'ra trás...»

Aqui fica o trailler do filme em questão e que sugiro, e já agora se o virem por ai á venda, digam onde:





Boas Viagens!
Foto: Jim Halsall(1994)

7 comentários:

Vasco Lopes disse...

Fiquei com vontade de ver esse filme...

Unknown disse...

Boas férias amigo Rafael!

Está a gostar da sequencia das suas fotos?

Mais uma vez obrigado!

Um abraço
APS

CR 35 disse...

Rafael estás mesmo com azar pois precisava de uma cassete vhs para gravar outras coisas e tinha lá esse filme gravado salvo erro de um canal da RTP porque esse filme já passou algumas vezes no canal 2 e 1 mas vou tentar por outro lado um Abraço .Roger.

André Bravo Ferreira disse...

Trailer divertido e foste ao baú das recordações encontrar uma foto onde tu mesmo estás!

Grande abraço.

André Bravo Ferreira

Ricardo Figueiredo, disse...

O filme é uma verdadeira pérola...

...tanto em eléctricos, como em autocarros...passando pelos comboios, mas...principalmente, por Lisboa!

É um "must see" para qualquer apaixonado da cidade!

Na FNAC não dá para o encomendar?

Já por lá vi outras obras de Wim Wenders,

galinhas disse...

Na altura era eu o guarda freio que ia a conduzir o electrico, e posso dizer que para gravar aquela cena, foi uma tarde toda...

posso dizer tambem que, foi uma altura de 8.30h com duas de folga. e nao deu diferença nenhuma a largar.

André Bravo Ferreira disse...

Encontrei o filme num site, estou a fazer download neste momento. Quando tiver pronto aviso.

Grande abraço.

André Bravo Ferreira.

Translate