
E nem de propósito... Enquanto conversava com o inspector presente no local, sobre o novo autocarro, surge um senhor que de imediato nos interrompe com toda a delicadeza e nos diz que «fui colega, mas já estou reformado. Saí da Carris há 3 anos e dei entrada em 1972 na estação das Amoreiras, que não é do tempo deste jovem (este jovem era eu...), depois fui para Cabo Ruivo e recentemente estava na Musgueira...», dizia-nos com um orgulho idêntico ao do Eusébio quando fala no Benfica. É bom sinal, pois foram 34 anos a vestir a mesma "camisola", que hoje nós representamos.
«Hoje estou reformado e passei por aqui para ver os novos autocarros. Pena tenho que já não os possa conduzir», lamentava o ex-colega. Conversa para aqui, conversa para ali, já a certa altura recordava os tempos em que trabalhou como efectivo na carreira 37, precisamente com o carro 109, que como fez questão de dizer «era laranja e aquelas mudanças de cintas rebentavam-nos todos... Andei muito naquele carro e até me estou a arrepiar das viagens que nele fiz...»
Emoções à parte, a hora passou num ápice e aproveitei a boleia do 18E até ao C.Sodré onde iria iniciar o meu serviço. A primeira parte correu, como se costuma dizer, ás mil maravilhas. Uma ida à P.Chile, o regresso ao C.Sodré e uma ida ao Hospital de Santa Maria. Na volta ao C.Sodré tive a pausa para almoço. Decidi então deslocar-me até á estação de Santo Amaro, já que não dava tempo de ir a casa almoçar.
Na 2.ª parte do serviço, apenas viagens para Hosp.Santa Maria! Confesso que prefiro as da P.Chile, mas adiante... Viagem para Santa Maria e o aproximar da hora de ponta fazia chegar mais passageiros, todos eles com pressa de chegar a casa mais cedo para desfrutarem de mais umas horas de fim-de-semana ou até mesmo de férias como é o meu caso hoje. Numa das viagens para o C.Sodré, surge uma passageira de mobilidade reduzida, e creio que foi a 3.ª vez que utilizei a rampa de acesso a cadeiras de rodas.

E se á entrada tudo correu bem, já na saída, teria de ficar com uma marca na mão, após um ligeiro corte ao abrir a rampa. Nada de grave! A simpatia da passageira que agradeceu e desejou «um bom fim-de-semana para si e para os seus», até fazia esquecer o golpe. E aqui aproveito para dar elogios ás novas rampas automáticas que evitam estes contratempos e que são bastante mais rápidas e fáceis de utilizar, como tive ocasião de ver pela manhã.
Ao chegar ao Cais do Sodré tinha já pela frente a última viagem para o Hospital de Santa Maria e parece que é sempre na última que se demora mais tempo. Ou porque o sinal demora mais tempo a passar para o verde, ou porque grande parte dos passageiros aparece para comprar tarifa de bordo, fazendo lembrar as segundas-feiras dos cinemas em que todos acorrem por ser mais barato, pois na ultima viagem parece que muitos não têem passe nem "VivaViagem" ou "7colinas"... Ou é porque alguém na paragem pede para esperar um minuto porque ao fundo vem gente a correr e que afinal até vai para o comboio e não para o autocarro. E claro está porque ás vezes é os idosos que se lembram todos de sair e andar de autocarro naquela hora. Ou seja, tudo parece correr contra nós naquela hora crítica do dia em que já só se pensa no que vai ser o jantar...

Resultado: Jantar ás 22h00 :) Bem, tirando este imprevisto, o bom é que só volto a sentar-me nesta cadeira(foto ao lado) a 5 de Agosto, pelo que até lá vou gozar as minhas férias de verão. Para mim, os autocarros agora recolheram á Musgueira e só os utilizarei como passageiro. Quanto ao blog, por enquanto não vai de férias e se for, aqui deixarei o aviso.
A quem vai de férias como eu: Boas Férias, a quem tem apenas o Fim-de-semana: Bom fim-de-semana e a todos Boas Viagens!
4 comentários:
São uns que sentem saudades por partir, são outros que rezam e pedem a todos os santinhos para que num futuro próximo entrem para a Carris..
Umas óptimas férias Rafael!
Abraço, Busorganist
Amigo, resta-me então desejar-te umas boas férias!
Abraço.
Vasco Lopes
boas ferias caro colega.
so espero que estes carros novos nao fiquem todos marcadinhos com a fina flor que mora na "Alta de Lisboa" abraço
Boas férias Rafael. A última vez que andei foi contigo :-D
Grande abraço.
André Bravo Ferreira
Enviar um comentário