sábado, 18 de julho de 2009

Férias na cidade I: África em Lisboa

Já dizia o turismo de Portugal: «Vá para fora, cá dentro!» e de facto há muito para se ver em Lisboa, assim como em Portugal. Como é sabido, hoje inicio parte das minhas férias e esta primeira semana ao que tudo indica vou mesmo ficar por cá. Durante os próximos dias poderão portanto e à semelhança de hoje, surgir algumas sugestões do que há para ver em Lisboa numa altura em que tantos estrangeiros nos visitam. A minha sugestão de hoje acabou por surgir assim ao acaso e refere-se ao continente Africano, e ao contrário do que possam estar já a pensar... não vou falar do Rossio nem na entrada do Teatro D.Maria II.

"ÁFRICA - Diálogo Mestiço", é a mais recente exposição aberta ao público e que está presente bem no centro da cidade, no Páteo da Galé (Terreiro do Paço). Esta exposição, que estará patente até 30 de Setembro, mostra a preciosa colecção de arte tribal africana, do artista José de Guimarães, que as colocou em diálogo. Com peças em Terracota - algumas do séc. XIV e XVI -, bronze e até madeira, a colecção agora exposta é o resultado de 40 anos de coleccionismo e no Páteo da Galé estão apenas 400 das mais de 1000 peças.

Num espaço adaptado e acolhedor, pode-se encontrar também uma livraria onde África reina em todas as prateleiras e ao centro há uma sala onde se tenta mostrar o clima de um continente que além de quente é húmido. É uma mistura de quente e fresco da água que é pulverizada com ajuda das ventoinhas fixas no topo da sala. A exposição abre portas de Terça a Domingo das 12h às 20h e encerra à Segunda-feira. A entrada é Livre pelo que não tem desculpas para não visitar.
Para chegar ao Páteo da Galé basta entrar a bordo de uma das muitas carreiras que servem a Praça do Comércio, pelo que poderá consultar no mapa da rede da Carris qual a melhor carreira que se adequa às suas necessidades.




Boas Viagens e Boas visitas!

Sem comentários:

Translate