quinta-feira, 16 de julho de 2009

Depois dos bonecos... os Autocarros!

Depois da conversa dos bonecos de há dois dias, hoje o tema eram os novos autocarros que a Carris colocou ontem na rua para que os seus clientes e potenciais clientes os pudessem visualizar de perto. Hoje tive então a possibilidade de entrar no 1745 que estava no Campo Pequeno, e destaco o diagrama da rede da carris colado num dos vidros e sobre esta excelente ideia só espero estar enganado na convicção de que vão lá durar pouquíssimo tempo.

Depois tentei igualmente apurar em que carreiras iriam circular e ao que parece, são candidatas as carreiras 17,108,793 e 794, pelo que... se no que diz respeito à protecção ao motorista em bairros como os das Galinheiras, Marvila e Fetais é uma excelente ideia, já no que diz respeito à conservação do material, tenho sérias duvidas que irão durar muito tempo intactos, tendo em conta o que se vê nos que por lá já vão circulando. Mas isso é outra nota de 500 como diz o outro!

A Carris anunciou com a vinda destes novos autocarros "+Conforto e +Mobilidade" e nesse campo, posso dizer que estão 100% seguros do que prometeram. Os carros são confortáveis, incluindo a cadeira do motorista, que aproveitei para exprimentar e os espaços são mais amplos junto à porta da retaguarda permitindo assim uma melhor circulação por parte dos passageiros.

No meu ponto de vista algo que não ficou bem no "produto final" foi a claraboia sobre o motorista, que vai permitir a entrada dos raios solares para aquela zona onde já havia demasiados reflexos sobretudo nos carros com cabine. Mas no geral, fiquei bastante satisfeito com o que vi, e deixou-me ainda com mais vontade de poder exprimentar os novos autocarros.

Numa das viagens que fiz ao longo do dia na carreira 44, uma das senhoras ao entrar, apresentou-se sorridente e com um lápis da Carris na mão e já depois de ter dito boa tarde lá me explicou que «já ganhei um lápis da Carris, fui ali ver os novos autocarros que são muito bonitos e confortáveis só é pena ainda não estarem em circulação», dizia. -"Pois mas olhe que já faltou mais... E até lhe deram um lápis e tudo, está a ver? Está cheia de sorte...", brincava eu com a senhora que de imediato me disse: «Se quiser vou lá buscar um para si, mas tem de esperar um minuto!», -"Não, obrigado. Estava só a brincar..."

«Sabe, gostei muito dos novos autocarros e das moças que lá estavam a promover. Muito simpáticas e até me deram sementes de Coentros para plantar em casa...» E lá se foi sentar toda satisfeita! Já a chegar ao Oriente um senhor ao avistar os novos modelos da Carris, veio perguntar-me se «a razão de haver bandeirinhas nos autocarros é por causa dos novos não é? É que o aniversário é só em Setembro...», mostrando estar bem informado e recordado que a Carris comemora o seu próximo aniversário a 18 de Setembro.

Amanhã é o último dia da semana e para mim também. Depois vêm as merecidas férias!

Boas Viagens!
Fotos: Rafael Santos / Pedro Almeida

11 comentários:

Vasco Lopes disse...

Esses carros já têm a sentença lida se forem para essas carreiras. E infelizmente é uma sentença condenatória.
E por aqui me fico, para não estender muito o guardanapo...

Pedro Almeida disse...

Lá estão os carrinhos....
Claramente um sinal que a CARRIS não trabalha para o "boneco"!
Hoje por acaso tive a oportunidade de entrar no B7R do CAMPO PEQUENO e nos carrinhos que estavam parados no ORIENTE á excepção claro do O405N2 da Pontinha e do 18-310 de Miraflores!
Tá bem que a ideia de os associar ao AMBIENTE LIMPO era "bonita", mas com os novos B7R + o 18-310, e ainda o IVECO DAYLY, a verdade é que acabaram por passar perfeitamente despercebidos...
De salientar também a DECEPÇÃO quando vi que carreiras como 108 e 794 já estavam presentes naqueles destinos....
Eu até acredito e imagino que o futuro deles passe por carreiras um pedaço "amargas" com essas e mais (17, 106, 207, etc), mas daí a já estarem a "meter-lhes na cabeça" estas realidades e logo assim de princípio é que enfim...
De qualquer maneira espero que saiam ás ruas rápido, porque gostava sinceramente de os experimentar antes de voltar para a minha santa terrinha lool

Grande tripulante, um ABRAÇO do madeirense!!
Fica bem!!

Anónimo disse...

parabens a carris pelos novas maquinas.

Anónimo disse...

Parabéns a carris pelos novos autocarros, a minha desilusão vai em saber que estes veículos vão para essas carreiras tão problemáticas como o Rafael pensa, vão durar pouco tempo assim até ser vandalizados, a protecção de cabine é bom para essas carreiras mas podiam utilizar os carros que costumam andar na 718 e 782 que já tem protecção para essas carreiras e os novos noutras carreiras mais centrais como na 22,44e 56 como por exemplo.

Carlos Correia disse...

Passei também pelo Campo Pequeno esta tarde e pude comprovar que os novos veículos despertaram a curiosidade de muitos motoristas.
De resto, já tive oportunidade de visitar as novas viaturas e gostei bastante do aspecto exterior (excepto aquelas flores que os novos MAN a gás ostentam). A nível de interiores fiquei um pouco desiludido com as cores escolhidas e por breves instantes pensei estar a bordo de um autocarro da STCP, dado o cinzentismo do ambiente.
A parte traseira de ambos os modelos tem uma altura bastante reduzida, fazendo com que pessoas altas (como é o meu caso) tenham de fazer verdadeiras acrobacias para não bater com a cabeça no tecto ou nos painéis laterais.
Tive ainda a oportunidade de me sentar no posto de condução do 2801 e achei a cadeira de comando bastante confortável e espaçoso.
No entanto, só terei opinião final quando começarem a circular. De qualquer forma, o futuro parece promissor.

Cumprimentos

Carlos Correia

Anónimo disse...

Eu hoje ia a passar de bicicleta no Campo Pequeno quando vejo um autocarro em cima do passeio!

Parei para fazer uma rápida visita e ainda trouxe as sementes dos coentros!

A ideia do mapa no interior é muito boa. Mas nem me lembrei que não deve durar muito, o melhor é ser colada no tecto!

Gostei da decoração dos bonecos no exterior!

Com estes novos autocarros os velhinhos Volvo devem ser reformados. Já merecem, apesar de ainda estarem em muito mau estado e para mim serem "os autocarros", tantos anos que os utilizei!


Rui Sousa

Anónimo disse...

Como bem disse o Sr. Pedro Almeida, fiquei DESAPONTADÍSSIMO, com o destino a estes autocarros, as cªs 108 e 794 principalmente, mas os autocarros passarão por essas carreiras amargas e outras (17, 106 e eventualmente as cªs 22 e 44 (que passam no Aeroporto de Lisboa) e as cªs nocturnas 206 e 208 (que também passa no Aeroporto).
Mas os autocarros estão bem-construídos e critiquei o destino devido a isso.

Anónimo disse...

Se a cª nº 794 perder os Mercedes-Benz OC 500 caraterísticos, para que cª vão?

Rafael Santos disse...

Anónimo,

Provávelemente para as carreiras que têem sido feitas comos 405 N2, que vão de malas e bagagens para a Pontinha

Anónimo disse...

Todas elas excepto a carreira 742, que usará os Volvos B7L.

Anónimo disse...

Afinal não foram para as cªs 793 e 794, foram para a cª 777.

Translate