quinta-feira, 30 de julho de 2009

Aproveitar as férias para descubrir novos sabores: Cervejaria Trindade

O «Diário do Tripulante» vai de férias e volta no dia 6 de Agosto. Mas antes de partir, deixo-vos com mais uma sugestão gastronómica. Há muito que ouvia falar na "Cervejaria Trindade", mas até então nunca lá tinha entrado, até porque sou de uma geração mais "Portugália". Hoje decidi então exprimentar aquela que é a mais antiga e mais bela cervejaria de Portugal. Situa-se na Rua Nova da Trindade, numa das zonas históricas da cidade a zona do Carmo, no Chiado.

Há oito séculos atrás, crescia então naquele local o Convento da Santíssima Trindade e dos Frades Trinos da Redenção dos Cativos. Acabaria por ser destruído por incêndios (1704 e 1756) e pelo terramoto de 1755, tendo desaparecido em 1834 com a extinção das Ordens Religiosas de Portugal.

Comprado em 1836 por Manuel Garcia, industrial de origem galega, deu então lugar á primeira fábrica de cerveja de Portugal - A Fábrica de Cerveja da Trindade. Composta por várias salas, esta cervejaria é de facto um lugar bastante acolhedor, onde o sabor da comida é testado até ao último pedaço. Entre outras especialidades, o famoso Bife à Trindade ganha destaque e é de facto bem melhor que o da Portugália. E como podem ver pela foto, estava tão bom que no prato não restou nada.

O acesso á cervejaria pode ser feito de carro, mas devido a obras de repavimentação o melhor mesmo é deslocar-se a pé, porque embora lá estejam carris no asfalto, já lá não passa o eléctrico da tão falada carreira 24 que tarda em reaparecer. A sugestão está feita, resta agora por pés ao caminho e deliciar-se com um bom bife á Trindade.
Na saída poderá abandonar o espaço com uma recordação da Cervejaria, através dos postais gratuitos que a mesma dispõe.
Boas Viagens e Bom Apetite!

6 comentários:

Ricardo Moreira disse...

O bife é muito bom, não haja dúvidas quanto a isso, mas a última vez que lá fui não fiquei nada satisfeito com o serviço, já que tive que esperar por mesa quando havia muitas vazias. "Pode vir algum grupo grande", responderam-me na altura!

André Bravo Ferreira disse...

Desde à uns tempos que tem nova pintura(antes era azul) e pelo que sei, o ambiente está mais calmo.
Esse bife é tão bom, o molho então ainda melhor. Dá vontade de comer e repetir!

Venha de lá o 24E, a cidade precisa!

Grande abraço.

André Bravo Ferreira

André Bravo Ferreira disse...

Já agora, se não falarmos antes: Boas férias e descansa!

Grande abraço.

André Bravo Ferreira

Alberto rei dos electricos disse...

como é que te deixaram tirar fotos la dentro? . . .

Rafael Santos disse...

Alberto,

Se és quem estou a pensar.... Bem-vindo ao blog :)

Já quanto á tua pergunta. Nem foi preciso pedir autorização. Tavam lá também uns quantos turistas e nem a mim nem a eles disseram algo em contrário:)

Anónimo disse...

boas
que o bife seja melhor que o da Portugalia sao gostos, logo nao se discutem :)
mas a trindade pertence a portugalia!

Translate