quinta-feira, 11 de junho de 2009

Em Arraiolos... longe do "stress" citadino!

Em dia feriado, nada melhor que aproveitar a folga para aliviar o stress do centro urbano e rumar até zonas mais calmas. Hoje fui até ao Alentejo, mais precisamente até à Vila de Arraiolos, concelho de Évora, onde até dia 14 decorre o evento «O tapete está na rua'09», numa iniciativa da C.M.Arraiolos, com vista a destacar o artesanato da região.

O artesanato desta vila é como o seu próprio nome indica, os Tapetes de Arraiolos, uma tradição secular que é admirada por muitos. A vila é simpática, assim como os seus habitantes e no que toca à comida, nem precisa apresentações... Ou não estivesse-mos nós a falar do Alentejo.

Arraiolos fica a 1h30 (apróx.) de Lisboa, pelo que é uma boa sugestão para quem pretenda ter um fim-de-semana mais calmo e diferente do habitual. A iniciativa que mostra a história dos Tapetes está muito bem organizada e em várias tendas espalhadas pelas ruas da vila é possível ver-se todo o processo desde a tosquia das Ovelhas, passando pela criação do fio da Lã, o tingimento e claro está, o bordar do tapete.

Se pretender ver mais fotos sobre esta sugestão que agora vos deixo, poderão seguir a minha galeria no Olhares.com e se aceitarem a sugestão desta curta e simpática viagem, e quiserem por lá almoçar, sugiro o restaurante «O Pelorinho», que se situa na rua em frente à Igreja Matriz.


Amanhã já é dia de trabalho, mas também dia de arraial. É a noite de Santo António em que nenhum lisboeta pode faltar! Bons Santos!

3 comentários:

André Bravo Ferreira disse...

Arraiolos é uma terra muito bonita, fico relativamente perto da vila onde cresci mas raramente lá vou.

Amanha é dia de Santo Popular, vamos marchar, um copo tomar, uma sardinha saborear e um manjerico comprar :-D

Grande abraço e bons Santos.

André Bravo Ferreira

F. disse...

Belo post. Eu sou alentejano e esta bela referência agrada-me muito.

Bons santos!

Busorganist disse...

Caro Rafael, curiosamente hoje mesmo passei por Arraiolos... Fui ao Castelol, vim um pouco da feira, almocei por lá um Lombo de Porco no forno que estava bem jeitoso, fotografei a Rodoviaria que por lá andava e continuei um passeio pelo Alentejo... Achei piada chegar aqui e deparar-me com Arraiolos também...

Saudações

Busorganist

Translate