sábado, 16 de maio de 2009

"35 S. APOLÓNIA" - «Não vai para o C.Sodré?...»

"Os senhores que pretendem ir para a cidade universitária, terão de sair aqui no Campo Grande, porque vou para o hospital de Santa Maria, pelo percurso da carreira 701", começava mais ou menos assim a manhã na carreira 35, com uma primeira interrupção a norte devido ás cerimónias de bênção das pastas dos estudantes.

Mas começava aqui um leque enorme de questões por parte de alguns passageiros que tinham mesmo à sua frente as respostas a todas as perguntas. A primeira chegou mesmo a questionar: «Eu vou pr'a Cidade! tenho que descer aqui!?!?» - como se estivéssemos no campo -, ou perguntas do tipo «mas porque não segue em frente como é costume» e isto quando tinha a PSP, as grades, os pinos de sinalização e centenas de pessoas no meio da rua.

A manhã foi passando e cada vez, via mais gente pelas ruas a pé. Umas rumavam para a Cidade Universitária, juntando-se famílias e amigos num dia único para os estudantes. Outros rumavam mais para sul onde mais tarde teriam inicio as comemorações dos 50 anos do Cristo-Rei.

A partir das 11h00 eis que se dá início a interrupção na P.Comércio passando a 35 a terminar em S.Apolónia e mais perguntas, perguntas e perguntas e todas com a mesma resposta - a visita de Nossa Senhora de Fátima a Lisboa, mas «e agora como vou para o C.Sodré?».... A pé ou de metro! «Vocês fazem o que querem é o que é! Já lá têm o dinheiro dos passes...» , mas que culpa temos nós senhora? Fica no ar a pergunta!

Bem e para terminar dizer apenas que hoje, transportei um leitor assíduo do blogue a bordo do autocarro, que não hesitou em confirmar se era mesmo eu. «É o Rafael, não é?» Exactamente. Eu mesmo! Feita a apresentação lá seguiu viagem e espero que tenha gostado, apesar de ter sido curta a viagem, e já depois de uma manhã em pé pelos lados da Cidade Universitária.

Amanhã há mais, com menos perguntas certamente, até porque a zona é daquelas em que, quanto mais depressa passarem a zona do motorista, melhor. Tentem descobrir e amanhã logo verão :) "Ok", deixo uma pista: passa por uma feira que se realiza aos domingos...

Boas Viagens!
Fotomontagem: Rafael Santos
Foto autocarro: Pedro Almeida

12 comentários:

Anónimo disse...

afinal sempre nos cruzámos na rua de washington, esperas-te por mim cá em cima :-) , a mesma sorte não tive com outro colega, cruzámos cá em baixo e como eu já não me podia mexer mais lá teve o coitado do colega de andar para ali a fazer manobras durante uns 6 minutos até tremi, :-).
Depois falei-te em sta. apolonia sou aquele q te disse que ia reservado para o cais sodre, na altura ambos não percebemos qual a ideia, mas qdo cheguei ao cais sodré o controlador lá me disse que era para fazer um jeito ás pessoas q estavam na paragem e não sabiam que o 35 não ia sair daquela paragem.fica bem.

Anónimo disse...

ah e aposto que a carreira é a 794 certo?

Anónimo disse...

se calhar pensando melhor é a 793, esses é q passam a zona do motorista a correr :-).

equipier disse...

ora boas
como eu gosto da afirmaçao «Vocês fazem o que querem é o que é! Já lá têem o dinheiro dos passes...»
cada vez mais se ouve lololol
todos os dias sem excepçao a ouiço na 28E cada vez que alguem se lembra de deixar o belo do automovel a interromper a nossa passagem.
Ja vi que amanha vens aqui para os meu lados trabalhar so falta saber em que carreira. será a 793? 794? ou a 755?.
Seja como for que seja um bom dia de trabalhar sem grandes confusões.
Abraço
Helder Fernandes

André Bravo Ferreira disse...

Finalmente encontrei-te Rafael :-) A viagem apesar de curta foi boa, nao houve sobressaltos. Ter vindo a pé desde a Cidade Universitária é que não deu com nada mas na falta de transportes, paciência.
Era para ter continuado a falar contigo mas não queria distrair-te do teu trabalho e estavam passageiros a entrar. Prometo que um dia destes falamos mais um bocado. Já agora espero que o resto da viagem tenha corrido bem.
Obrigado pela minha parte no post, fiquei sensibilizado :-)
Gostei da parte em que disseste que não me conheceste por ter barba.

Grande abraço e boa viagem para amanha.

André Bravo Ferreira

Pedro Almeida disse...

Ena, estou a ver que a 35 de hoje foi mesmo "á maneira"...
Não só tiveste trajectos para todos os gostos (desvios, encurtamentos, etc), como passageiros que têm sempre o gosto de "negar" os trajectos....
Sim, porque não é normal aparecer o destino na "testa" do autocarro, e para não falar na bandeira lateral (que sempre ajuda), e as pessoas a fazerem questão de perguntar e reconfirmar... "Mas vai para o sítio X??"
E mais aquela "saída" que eu volta e meia ouço quando ando de autocarro, mais precisamente quando algo corre menos bem "O dinheiro dos passes já lá têm!".
Como se alguma empresa sobrevivesse SÓ com o "dinheiro dos passes", santa ignorância...
E para não falar que o passe até é baratinho, o que custa mais é o "cromo" (a vinheta) lool!!
Mas realmente, e agora mais a sério, embora eu não trabalhe em nenhuma empresa de transportes, nem nada que se pareça, confesso que esta "saída" do passe consegue enervar-me...
É que é uma "justificação" que não justifica NADA, nem tem nada a haver!!


Bem amigo, grande abraço do madeirense e boas viagens!!!

Rafael Santos disse...

Respondendo pela ordem até agora publicada,

Ao colega "Anónimo" que agora percebi quem é e deixou de ser anónimo :) Dizer que tento sempre facilitar e sobretudo nesta carreira em que há sítios próprios para se cruzarem os autocarros. Quanto à ida ao C.Sodré fiquei por instantes a pensar que essa chapa já não passava para o lado de cá...

Depois aos anónimos das 18h59 e 19h00 que tentaram adivinhar qual será essa carreira que irei fazer amanhã, apenas dizer que esperem pelos próximos episódios :)

Ao Sr.Guarda-Freio Hélder Fernandes que tanto queria ser motorista, mas que está bem em Santo Amaro dizer que vocês ainda houvem mais desses comentários porque o eléctrico não se desvia das interrupções, mas estou preparado!!ehehehe

Depois ao André Ferreira, dizer que não foi pela barba mas sim pelo traje estudantil. Talvez tenha dito na altura "farda" pela força do hábito mas aqui fica a correcção, mas como só te conhecia aqui pela foto do blogspot....

A todos um abraço e boas visitas!

André Bravo Ferreira disse...

Entendi mesmo que tivesses dito que era pela barba.
Imagino que não estivesses à espera de me ver com traje :-)


Estou a ver que as próximas historias prometem e bem, a ver se é alguma do 742, essas metem piada, especialmente por causa do bairrismo.

Grande abraço.

André Bravo Ferreira.

Vasco Lopes disse...

Feira aos domingos e passageiros a correr para não serem vistos pelo motorista, também pode ser lá para as Galinheiras. Cheira-me a 17 ou 108. Veremos...

Condutor do TXXI disse...

Eu palpito a 108.

A Feira do Relógio parece-me obvia de mais (no sentido de tentar enganar) LOL

equipier disse...

Epa amigo ja foste eganado lolol
eu smp quis ser guarda-freio e estou muito bem onde estou ate porque a experiencia que tive ao volante nao foi la miuto boa.
abraço
Helder Fernandes

Rafael Santos disse...

Boas,

Acertou quem disse que hoje estaria na carreira 17! :)

E até correu bem, diga-se!

Já ao equipier, por acaso tinha ideia que até tinhas sido tu a dizer-me que querias ir para os autocarros. Mas pronto já fiquei esclarecido. Abraço.

Translate