quarta-feira, 25 de março de 2009

"Antes e Agora" (II): Rua Morais Soares

Hoje escolhi a Rua Morais Soares para a minha referência do "Antes e Agora". Sendo uma das Ruas de Lisboa com mais movimento, onde passam algumas carreiras da minha estação, decidi entrar uma vez mais no site do Arquivo Fotográfico Municipal, onde encontrei este registo de 1955.

Nesta data a Rua, que mais parece uma avenida, já tinha duas vias em cada sentido, circulando ainda eléctricos como por exemplo os da carreira 17A que ligava a Praça do Comércio ao Alto de São João, ou os da 21 entre São Sebastião e a Rua da Alfândega, não esquecendo os da 24 que ligava o Alto de São João ao Cais do Sodré.

Os autocarros da imagem ainda tinham a cor verde e uma das carreiras que por aqui passava era a 17 que agora faz terminal na P.Chile, mas que em tempos partia do Cais do Sodré até à Avenida do Brasil, tendo mais tarde visto o seu percurso prolongado à Charneca e posteriormente aos Fetais.

Hoje os autocarros são diferentes, as cores também e dos eléctricos restaram apenas os carris no asfalto. A imagem actual mostra então uma das últimas aquisições da C.C.F.L. - os chamados «médios» que costumam andar na carreira 107, entre outras.

Actualmente esta rua é servida pelas carreiras 35, 107, 706, 718 e 742 durante o dia e pelas carreiras 203 e 206 durante a madrugada.
Fotos de: Arquivo Municipal de Lisboa e Rafael Santos

3 comentários:

AnaD disse...

Aha ... então os novos autocarros na carreia 107 - que têm uma presentação do numero bem visível(gostei) - são mesmo mais curtos que os outros?! Não sou eu que ando a ver mal. Ufff

Anónimo disse...

Nestas carreiras prefiro os 1400, em relação ao espaço interior...

c.t. de morais soares disse...

eu não falo dos eletricos e autocarros que o por la passam pois eu sou descendente da pessoa a quem foi dado o nome carolino t. de morais soares o.k

Translate