quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

As crianças não mentem!

Mais um dia passou e com o frio a fazer-se sentir tal como prometido. Hoje até pensei que não havia nada para contar mas já bem perto do fim do serviço, eis que havia de surgir a história deste dia. Já há muito que ouço dizer que as crianças não mentem e é o mais puro que há, e não é que é mesmo...

Já bem perto da Gare do Oriente e com destino ao Parque das Nações norte, uma senhora entra acompanhada dos seus dois filhos e solicita os bilhetes: «Boa noite. Eram três bilhetes! Um de adulto e dois de criança...» Antes de lhe informar que a tarifa é única, decidi perguntar qual a idade da menina, que ao primeiro olhar até parecia ter menos de 4 anos.

Decididamente, mas após alguns segundos de pausa, lá diz: «A menina...a menina tem 4 anos!» Nem três segundos haviam passado desde a afirmação e já a menina fazia questão de corrigir a mãe: «Isso é mentira mãe! Já tenho 5, fiz antes de ontem não te lembras?!». O rosto da mãe rápidamente passou pelo arco-íris, terminando no rosa. E eu com uma vontade enorme de me rir pela espontaneidade da criança, lá me consegui conter e cobrar os três bilhetes. «São 4,20 € por favor...», digo, ao que a senhora me responde: «Desculpe, mas fiz confusão... Já não em lembrava que ela tinha 5 anos (sorrindo)». Pois se tivesse 4 anos não pagava bilhete, pensava ela!

Agora digam lá se não é verdade... As crianças não mentem! E o mais engraçado é que são os próprios pais que costumam dizer ás crianças. "Não mintas filho, porque mentir é muito feio".

Bem, quanto ao resto da semana, ao que parece será pela 742. Haver vamos se haverá ou não histórias para contar.

Boas Viagens!
Imagem: Retirada algures da net

5 comentários:

Ricardo Figueiredo, disse...

...um dos truques que me ensinaram logo nos primeiros dias é nestes casos perguntar sempre a idade de uma forma simpática às crianças... nunca aos adultos! Funciona sempre!

Unknown disse...

Mesmo aos 4 anos já paga.

Anónimo disse...

o paulo tem razao colega, com 4 anos já paga

Rafael Santos disse...

Exacto, mas a mãe ainda assim pensava que ao dizer que a jovem tinha 4 anos não pagava. Contudo expliquei-lhe que a isenção era até aos 3 anos e desde o momento em que completasse 4 teria de pagar. Logo já deve pagar bilhete há 2 anos.

Aind assim obrigado pelo reparo, mas a senhora foi alertada.

Cumprimentos,
Rafael Santos

Anónimo disse...

Para pagar 4,20€ da Gare do Oriente ao Parque das Nações Norte mais vale ir de taxi, nem que seja para os tirar da praça=D.



Os meus filhos vão estar educados para quando lhes perguntarem a idade nos transportes publicos dizerem que têm 3!LOL

Translate