sábado, 24 de janeiro de 2009

Ao entrar valide o seu cartão, mas não pique a coisa...

Anda por ai muita gente que gosta de mal tratar a nossa língua! Quem contacta directamente com o público, como é o caso dos motoristas, ouve mesmo coisas que, são do arco-da-velha... E normalmente ouve-se quando alguém quer perguntar algo, ou apenas para se justificar de algo.

Hoje ali para os lados da Boa-Hora, mais de 20 pessoas aguardavam a chegada do autocarro. Em frente está o mercado, pelo que, ao sábado de manhã costuma ser uma zona algo confusa, tal como acontece na P.Chile e em todas as zonas onde há mercados. Sim, porque em Lisboa ainda há aquele hábito de «todos» irem á Praça de manhã e ao Sábado.

Chego então ao Largo da Boa-Hora e com destino ao Casalinho da Ajuda, claro está na 742, e a confusão apoderou-se daquela quantidade de pessoas que queria chegar o mais rapidamente possível a casa. Uma senhora sai pela frente - o que já vem sendo um habitué - e de imediato, do lado de fora alguém diz que «a saída é por trás, senhora!...»

Depois foi uma outra que dizia estar à frente, mas há sempre quem não concorde e "puxe a brasa à sua sardinha", e nessa troca intensa de palavras acabam mesmo por chegar os insultos mútuos e até mesmo quem insulte a língua de Camões.

Entre muitas destaco uma que apelido de "frase do dia". No meio da confusão, uma senhora carregadíssima de sacos entra e solta: «Boa tarde senhor motorista, eu já pico a minha coisa tá bem...!?» Na altura confesso que deu-me vontade de rir, pela expressão com que foi dita, mas para evitar mal entendidos lá me reprimi...

O resto do serviço decorreu dentro da normalidade e para aquela senhora que proferiu a frase do dia, apenas um reparo: Antes ainda se picava no obliterador, é certo e tem também razão que era algo feminino porque era a chamada Senha, contudo, agora é mais para o masculino porque quer seja Passe, Sete Colinas ou até mesmo Viva Viagem, trata-se de um cartão e não se pica, mas sim valida-se nos chamados validadores.

E assim se fala em bom português...

3 comentários:

APS disse...

Olá Amigo Rafael

Parabéns pelo bonito Cabeçalho de página.

A firma devia ajudar na publicidade.
um abraço
APS

Anónimo disse...

Olá Rafael.

O teu blog está 5 estrelas...

Cumprimentos:
Vitor Vaz

Carlos Correia disse...

Confesso que tenho algumas saudades do velhinho obliterador e de ir ao posto de vendas do Cais do Sodré comprar os BUC. A introdução do novo sistema de bilhética eliminou esse ritual clássico.

Cumprimentos

Carlos Correia
element@netcabo.pt

Translate